Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Textos de jornal: aprender a relacionar título, texto e imagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


Trabalhar a observação das relações existentes entre título, texto e imagem de textos jornalísticos.

Duração das atividades

aproximadamente 3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


É importante que as crianças já possuam desenvoltura de leitura e produção escrita. Devem ainda ter conhecimentos básicos sobre o suporte jornal e sobre a diversidade de textos que veiculam.

Estratégias e recursos da aula


O desenvolvimento desta aula se organiza em três etapas, que, a partir de práticas de leitura, visam conduzir os alunos a perceber a relação que se estabelece entre título, “corpo” do texto e imagem. O desenvolvimento desta experiência deve ocorrer a partir de textos jornalísticos voltados para o público infantil. Portanto, é preciso selecionar quatro ou cinco textos desde suporte, geralmente disponíveis como suplementos de grandes jornais.

Dica: Consta na SUGESTÃO COMPLEMENTAR a indicação de alguns jornais próprios para crianças.



Imagem disponível em: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjF28hAh_5BESSSEVt0IlT50YSC42ASA-dzqO1COMZEKpXjTa3ysDnCSgsJJ9t2QvwiKqzw_GHo7dx2YH_bk2rZY4zLWnLO-9Hm_qt6l-X9gaDzItEiimpwUPt0N10X-QNi80X1D452-r8/s1600/6FF01NFA1212.jpg (Acesso em: 15 de novembro de 2010).

1 – Título

Objetivo: perceber a relação de sentido entre o título da matéria jornalística com o “corpo” do texto, bem como a importância deste para atrair a atenção do leitor.

1A - Selecione uma matéria/uma reportagem. A princípio leia apenas o título e pergunte ao grupo:
■ Sobre o que deve tratar este texto?
■ Qual a importância do título para a compreensão do texto?
■ A “estrutura” do título de uma reportagem é similar ou diferente do título de um livro? Porque há esta diferença?
■ Porque em um título de reportagem é importante que o leitor encontre mais informações sobre o texto?

Espera-se que percebam que, normalmente, o título jornalístico apresenta elementos sobre texto a ser lido. Além disso, esta primeira reflexão deve reforçar que o título “sempre” será primeira comunicação com leitor.

Em seguida, termine a leitura da reportagem e então reflitam sobre as relações que podem ser realizadas entre o título e o texto lido.

1B – Selecione título de vários materiais como livro, peça de teatro, gibi etc. Entre estes deve constar, no mínimo, dois títulos de matéria de jornal. Solicite que entre os títulos apresentados que a criança colora de azul apenas os que indicam ser jornalísticos.

2 Relação texto e título

Objetivo – aguçar o entendimento de que o título é uma espécie de síntese do texto, ou que destaca o aspecto de maior relevância do mesmo.

2 A - Selecione um texto e apresente uma cópia a cada criança, sem o título. Leia para turma e em seguida, solicite que façam uma nova leitura. Desta vez sublinhando o que consideram ser as principais informações do texto.

2 B –Distribua outra folha na qual devem constar vários títulos de reportagem. A criança deverá ler todos os título e identificar aquele que melhor expresse o conteúdo do texto. Deve então recortar e colar no local reservado a este item.

Como conclusão, deve registrar no caderno que critérios orientaram a escolha daquele título.

Dica_ Professor, se desejar, desafie o grupo para que “brinquem” de jornalista. Assim, deverão reescrever a matéria, conforme a compreensão que tiveram. Deverão ainda criar um novo título para matéria trabalhada.

A criação de um novo título para o texto trabalhado contribui para o desenvolvimento da capacidade de realização de síntese.

3 – Imagem e sua relação com texto

Objetivo – promover o entendimento de que a imagem é essencial para o leitor de um texto jornalístico.

As crianças devem perceber que, em sua grande maioria, o texto jornalístico vem acompanhando de uma fotografia. A presença desta, de algum modo, ocupa o papel de “tradução” do texto. Isto é, em muitas ocasiões podemos ser atraídos a ler determinada matéria a partir do “impacto” causado pela presença de uma imagem.

3 A – Organize duplas e ofereça dois ou três cadernos infantis para observarem.

As crianças deverão identificar elementos que consideram ser comuns/presentes nos material observado.

Devem perceber como a imagem é presente e importante neste suporte. Logo que chegarem a esta conclusão oriente um reflexão sobre esta importância, bem como a necessidade de saber escolher para cada texto uma imagem se adéqüe perfeitamente a abordagem dada ao texto.

3 B – Neste item vamos reunir os elementos trabalhados na aula. Assim, ofereça à dupla copias de duas reportagens (sem o título e fotografia da respectiva). Separadamente ofereça fotografias, de modo que uma delas seja a “original” do texto e por fim dois ou três títulos com o original entre eles.

Nesta atividade, a criança deverá ler e compreender todo material: reunir e organizar o título, o texto e a imagem, “reconstituindo” assim a matéria. Após o desenvolvimento desta atividade é importante verificar quais foram as dificuldades e os critérios utilizados pelos aprendizes para reunir com sucesso todas as partes do texto.

Dica: Organize todas as matérias trabalhadas no item 3B em um mural, para apreciação da turma.

Recursos Complementares


Selecione os textos de trabalho em jornais voltados para o público infantil. Consulte exemplares como: Folhinha (Jornal Folha de São Paulo), Gurilândia (Jornal Estado de Minas), Tempinho (Jornal O Tempo).

Conheça outras aulas aqui no portal:

Explorando a primeira página de um jornal - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21139 (Acesso em: 15 de novembro de 2010).

Jornal ambiental: meio ambiente e produção textual. - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20093 (Acesso em: 15 de novembro de 2010).

Avaliação


O aluno deve ter desenvolvido a capacidade de relacionar as partes componentes de um texto de jornal.

Para avaliar tal autonomia, repita a atividade 3B, a ser realizada individualmente.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.