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terça-feira, 20 de março de 2012

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - operações matemáticas - aula 1

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


Associar operações matemáticas através dos jogos recreativos;

Executar raciocínio lógico e veloz nas atividades de jogos de grupos e

Interagir com os colegas socializando nas atividades.

Duração das atividades

100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


É necessário que os alunos tenham internalizado as principais operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula


Caro Professor, iniciaremos um bloco de 6 aulas onde daremos um tratamento a temas relacionados a matemática e ao seu aprendizado de forma lúdica, através das aulas de educação física escolar.Estes temas podem caminhar juntos na escola e, otimizar o processo de ensino apreendizagem dos nossos alunos. Estamos falando de temas, onde iremos valorizar a INTERDISCIPLINARIEDADE, onde buscaremos estimular a interlocução entre os saberes da escola, em nosso caso, da educação física escolar; dos jogos; da formação dos alunos e da matemática.

Nesta aula iremos explorar as operações matemáticas: soma, subtração, multiplicação e divisão.

Esta aula é indicada para o Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos EF), porém, pode ser adaptada para outros níveis de ensino. Para que isto seja possível dependerá da criatividade e do desafio que uma aula como essa promoverá no educador que tiver acesso a esta idéia.

Professor, o Colégio de Aplicação da UFRJ promove situações e fóruns de discussão que possibilitam as trocas de informações entre os professores das séries; das turmas e, por consequência dos segmentos. Nestas discussões podemos estimular o debate sobre diversos temas e planejamentos, onde muitos aspectos se confluem em vários momentos. Essas estratégias, estão previstas no Projeto Político Pedagógico(PPP) da escola e, com certeza, visa o aprimoramento de novas abordagens e metodologias para que o processo de ensino seja valoriuzado.

Com toda a certeza, muitos colegas, profissionais da área de educação, não tem tempo e nem mesmo a oportunidade em vivenciar uma experiência semelhante, onde há a oportunidade e tempo para discussão do processo de ensino na escola, mas há outras formas de valorizar essa questão e possibilitar as trocas com outras áreas de ensino e uma interlocução entre os saberes.

DICA 1 - Sugiro que, se ainda não foi possível dialogar com os saberes com seus colegas, em especial, na área em que estamos desenvolvendo esta aula, a matemática, busque um contato e apresente esta idéia para o (s) professor (es) de matemática das suas turmas da escola.

ATIVIDADE I - JOGANDO NA SALA DE AULA : 10 minutos.

Professor, prepare, com antecedência, junto ao(s) seu(s) colega(s) da área de matemática algumas tarefas que deverão ser apresentadas no ínício desta aula na(s) turma(s).Observe que, além de debater junto ao(s) professor(es) de matemática e conhecer em que nível poderá ir com a(s) turma(s), esta tarefa servirá como preparação para o desenvolvimento na(s) aula(s) na quadra de esportes.

Portanto, divida os alunos em duplas e apresente algumas situações em que eles devem debater para resolver as questões. Procure apresentar situações da rotina do dia a dia, como por exemplo: relacionadas aos esportes; as compras no supermercado em que há, notoriamente, a presença das operações matemáticas que estaremos trabalhando nesta aula. Sugiro algumas destas tarefas:
■ TAREFA 1 - Em geral, sempre que assistimos um jogo de futebol de campo nós vemos vinte e dois jogadores em campo.Durante um jogo de futebol de campo uma equipe teve dois jogadores expulsos durante o jogo; enquanto a outra equipe teve três. Neste momento do jogo, quantos jogadores permanecem na partida?
■ TAREFA 2 - Um aluno foi a Biblioteca da escola procurar por dois livros, chegando lá a funcionária disse que não tinha ainda esses livros, mas que chegariam na próxima semana. Ela, inclusive, afirmou para o aluno que receberia quatro livros de cada um. Quantos livros a biblioteca irá receber?
■ TAREFA 3 - Uma aluna levou para a escola seis maças, essa aluna tem duas grandes amigas que sempre dividem os lanches. Nesse caso, ela queria dividir por igual com as amigas as maças que havia levado. Com quantas maças cada uma ficou?
■ TAREFA 4 - Um jogador de basquete de uma equipe escolar fez, na temporada passada, um total de 88 pontos. Na temporada atual ele, simplesmente, triplicou esse total. Quantos pontos esse jogador fez nesta temporada?

Professor, são questões simples, porém, que deverão estimular um mínimo de trocas entre os alunos das duplas e, algum debate.Isso servirá para demonstrar que é posível aprender e adquirir outros conhecimentos em outras áreas, por isso, a nossa tarefa desta aula é "Jogar com a Matemática na aula de Educação Física"

DICA 2 - Professor, você pode criar tarefas, ou mesmo ampliar o número de questões relacionadas ao tema que estamos desenvolvendo.Analise as possibilidades da(s) turma(s) que está trabalhando e, caso observe que os alunos estão sentindo-se desafiados estimule-os a propor uma tarefa para os colegas. Como o tempo de aula para esta parte está definido em 10 minutos, não será possível atender a muitos pedidos, mas peça aos alunos que anotem os seus desafios e monte uma listagem de novas tarefas propostas pelos alunos para serem entregues como tarefa de casa, por exemplo. Analise bem as questões para saber se há a necessidade de alguns ajustes na proposição dos alunos.



Debatendo sobre a matemática



ATIVIDADE II - JOGANDO COM A MATEMÁTICA NA QUADRA DE ESPORTES - 30 MINUTOS - DOIS GRANDES JOGOS

Neste momento leve os seus alunos para a quadra de esportes da sua escola. Divida os alunos em três equipes mistas, por exemplo: 3 equipes com 10 alunos cada, onde exista a presença de meninos e meninas em todas as equipes.

Peça-os para determinarem nomes para as suas equipes, em que haja algum elemento matemático inserido, por exemplo:
■ Equipe A - Equipe "SOMA DE TALENTOS";
■ Equipe B - Equipe "MULTIPLICAÇÃO DE ELEMENTOS"e
■ Equipe C - Equipe "DIVISÃO DE ATIVIDADES".



DICA 3 - Observe que são apenas alguns exemplos, em geral, os alunos são muito mais criativos para este tipo de tarefa, porém, estimule-os a escolherem nomes que se integrem com o tema da nossa aula, A MATEMÁTICA.

A partir deste momento serão organizados jogos em que os alunos deverão participar e estar atentos as operações matemáticas propostas durante a aula, assim como planejamos nos nossos objetivos, onde destacamos:
■ Associar operações matemáticas através dos jogos recreativos;
■ Executar raciocínio lógico e veloz nas atividades de jogos de grupos.



JOGO 1 - JOGO DO QUEIMADO - SOMANDO E SUBTRAINDO - 15 minutos - 5 minutos para cada jogo (total de 3 jogos)

Duas das equipes selecionadas participarão do jogo, enquanto a 3ª equipe estará esperando para jogar e, deverá ficar responsável pela contagem dos pontos. Para este jogo, faz-se necessário numerar os alunos, onde cada aluno de cada equipe terá um número específico. O jogo transcorrerá como um jogo de queimado tradicional, onde deve-se acertar o jogador da outra equipe e, este deverá ir para o "campo de queimado" ou "cemitério" e, tentará acertar alguém para sair desta área, retornando ao campo da sua equipe. Porém, vamos incluir alguns detalhes, observe:

A - Equipe que aguarda o jogo - Divida os alunos em dois grupos, onde cada grupo ficará responsável pela contagem de pontos de uma das equipes que estiver jogando. Professor, esta é uma atividade que, além de trabalharmos a proposta de nossa aula, tem embutido em seu núcleo o respeito a ética; em ser honesto e contribuir para o crescimento da aula e dos colegas. Peça aos alunos que levem duas pranchetas, onde uma pessoa fará a anotação dos pontos orientados pelos colegas que estarão atentos a contagem dos pontos do jogo;

B - Numeração das equipes - Observe que a soma dos alunos que estão jogando seja a mesma em cada equipe, ou seja, se a soma de um dos times somando-se os alunos dá 18, por exemplo; a soma do outro time tem que dar 18 também;

C - Marcação de números nos alunos - Nos alunos, em geral, utilizamos coletes numerados, o que facilita muito o desenvolvimento da tarefa, mas pode-se utilizar uma marcação com um papel junto ao calção ou na roupa do aluno; ou já determinar que cada aluno tenha uma pontuação;

D- Jogando o Jogo - SOMANDO E SUBTRAINDO - Ao iniciar o jogo um dos jogadores da equipe "A" acerta(queima) um dos jogadores da Equipe "B", a pontuação será dada de acordo com a numeração deste aluno que foi "queimado", por exemplo: 6.Portanto, a equipe que queimou fez 6 pontos.A Equipe "B" também queima um jogador da outra equipe e marca 8 pontos.Porém, os jogadores que estão no "campo de queimado" ou "cemitério" terão que tentar voltar ao seu campo e, para isso deverão "queimar" alguém, mas, agora, para sair do "campo de queimado" e voltar para o campo da sua equipe ao queimar um aluno da outra equipe deve-se subtrair pontos da equipe que teve alunos queimado.Por exemplo, a equipe "A" fez , até esse momento do jogo 6 pontos; quando o jogador da equipe "B", que foi queimado e está no seu "campo de queimado" ou de "cemitério" queimar alguém da equipe "A" devemos subtrair pontos da equipe A, por exemplo, um aluno que está no "campo de queimado", de "castigo", queimou o aluno "4", subtrai-se 4 pontos da equipe "A" que terá então, nesse momento, 2 pontos, pois, foi subtraido 4 pontos do total de 6 que a equipe havia obtido.

Professor, este é um jogo de raciocínio rápido e muito dinãmico. As crianças, além de jogarem estarão realizando as operações de soma e subtração, e, é muito divertido.

DICA 4 - Muita atenção nos colegas responsáveis pelas anotações dos pontos, é fundamental que eles realizem com atenção a contagem , pois os alunos que estão jogando também estarão contando, por vezes é necessário alguma intervenção do professor, por isso, leve a sua prancheta para a aula também e faça a sua pontuação.







Fonte: http://www.smartkids.com.br/conteudo/especiais/brincadeiras/queimada-campo.gif





JOGO 2 - ARREMESSANDO E CONTANDO - MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO - 15 minutos - 5 minutos para cada jogo (total de 3 jogos)

Professor, mantenha a forma de organização das equipes, porém, este jogo é diferente.

Duas equipes estarão participando do jogo de arremesso e, a terceira equipe deverá realizar a contagem.

As equipes estarão jogando entre si, porém, cada equipe deverá ocupar uma metade da quadra e deverão arremessar no gol do adversário e na linha de fundo do campo do adversário, sem invadir a outra metade da quadra, ou seja, cada equipe só poderá ocupar a sua metade da quadra e, arremessar para o lado oposto da sua metade.Os alunos realizarão os arremessos do centro da quadra e terão que defender os arremessos da outra equipe, que estará executando a mesma ação do outro lado da quadra.

MULTIPLICAÇÃO - Proponha o seguinte: o objetivo é tentar fazer gol na equipe adversária e, cada gol vale 2 pontos. A cada gol que a equipe fizer deve-se multiplicar, por exemplo por 2 pontos. Quando uma equipe tiver feito 2 gols = 4 pontos, pois cada gol vale 2 pontos ( multiplicação).Simples, não é?!

DIVISÃO - Sim, mas há o momento da divisão, ou seja, digamos que a equipe tenha feito 12 pontos até um determinado momento do jogo, mas teve alguns arremessos da equipe do outro lado que passaram pela linha de fundo do seu campo.Estes deverão ser divididos pelo total de pontos da sua equipe, por exemplo: minha equipe fez 12 pontos, ou três gols na outra equipe,mas passaram 2 bolas na linha de fundo da minha equipe, assim sendo: 12 pontos(3 gols x 2 pontos) /2(bolas que pasaram na linha e fundo da equipe = 6 ponto)s.Ou seja, cada bola que passar pela linha de fundo vale 1 ponto.(12/2= 6 pontos).

DICA 5 - Professor, sempre que necessário interrompa a aula e faça um debate sobre a forma como a atividade está se desenrolando. Estimule os seus alunos a refletirem e a questionarem se estão realizando as operações corretamente.

DICA 6 - Professor, inicie o jogo com uma bola para cada equipe e, após o jogo ganhar dinâmica, os alunos internalizarem as regras vá acrescentando bolas. Sugiro que no máximo tenha 6 bolas na quadra durante o jogo para que não se perca a contagem e, as operações matemáticas possam ser mais fidedignas.

DICA 7 - Professor, utilize bolas de borracha, de iniciação desportiva, para que os alunos possam realizar esses arremessos longo com segurança.

PONTUAÇÃO: Fez o GOL faz 2 pontos, mas se alguma bola passar pela sua linha de fundo divide-se pelo total de bolas que passou na linha de fundo.

EXEMPLO: A Equipe "A" fez 4 gols até um momento do jogo, cada gol,vale 2 pontos:4 x 2=8 pontos.Porém, passaram 2 bolas pela sua linha de fundo, cada bola que passa na linha de fundo vale 1 ponto, passaram 2: 8/2= 4 pontos. Até esse momento a equipe "A" tem 4 pontos.

Finalizando a aula: Após esses jogos com muita dinâmica e muitas contas e raciocínio reuna os alunos no centro e medie um debate com eles sobre as atividades desenvolvidas na aula; sobre a integração dos jogos com a matemática; sobre a possibilidade e a valorização de aprender outros conteúdos em outras disciplinas.

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Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


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Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.