Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Ilustração - um trabalho com a linguagem figurada

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

■ Ler e compreender globalmente o texto.
■ Identificar e analisar a linguagem figurada a partir das imagens do livro “O menino maluquinho”.
■ Recriar imagens a partir da interpretação e análise das imagens de uma obra literária.

Duração das atividades

Aproximadamente oito aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Capacidade de interpretar pequenos textos.

Estratégias e recursos da aula


A linguagem figurada se caracteriza por dar maior expressividade ao texto, pois enfatiza os sentidos que o autor desejar expressar. Assim, usando a criatividade, o autor seleciona e explora palavras que, no contexto de sua produção, deixam suas ideias mais expressivas. Tais recursos linguísticos são comuns em obras literárias, poesias e letras de música.

1 – Linguagem figurada

OBJETIVOS:

Entender e reconhecer a linguagem figurada.

PROCEDIMENTOS:

- Selecione algumas frases da prática oral que apresentem o recurso da linguagem figurada. Confira alguns exemplos:
■ Sou forte como um touro.
■ Hoje vim voando para escola.
■ Francisco anda como uma tartaruga.
■ Vou em um pé e volto no outro.
■ Esta semana fiquei morta de cansada.
■ Minha vida é um mar de rosas.
■ O carro do Vitor corre como um jato.
■ Minha boca é um túmulo.
■ Gustavo fala como um papagaio.
■ Júlia é bonita como uma flor.
■ O sorriso de Sofia é doce como o mel.

Organize as frases em cartazes, cole-os no quadro/lousa e solicite que as crianças observem. Leia cada uma em voz alta e dialogue sobre os seguintes itens:
■ Vocês compreenderam o que cada uma das frases quis dizer?
■ Leia e certifique-se de que todos compreenderam o sentido de cada uma das frases.
■ O que vocês consideram diferente nas palavras escolhidas para expressar o conteúdo de cada frase?

É importante que percebam que há situações que nos valemos de uma palavra mais forte para explicitar com maior clareza um sentimento, um desejo, um sentido. Ao utilizar este recurso, estamos usando a linguagem figurada.

- Solicite que copiem no caderno as frases colorindo, em cada uma, a palavra que representa a figura de linguagem.

- Oriente um Para Casa no qual deverão conversar com outras pessoas solicitando que lhe falem duas ou três frases, do cotidiano, em que há linguagem figurada. Estas deverão ser registradas no caderno.

Dica: É interessante pedir também que, nesta pesquisa, encontrem uma poesia e/ou uma música que apresente linguagem figurada.

2 – Menino Maluquinho on-line

OBJETIVOS:

Reconhecer a linguagem figurada no livro “O menino maluquinho”, compreendê-la, reescrevê-la e ilustrá-la.

PROCEDIMENTOS:

- Consulte no site (Acesso em: 09/09/2010) a versão on-line de “O menino maluquinho”.



http://www.guanafake.info/wp-content/uploads/2010/10/capa_livro_menino_maluquinho.jpg (Acesso em: 23 de novembro de 2010).

ATENÇÃO
■ Desenvolva a leitura deste livro de modo que, a princípio, os alunos não tenham acesso às ilustrações.
■ Para o bom andamento das atividades, sugerimos que não sejam trabalhadas mais de quatro ou cinco páginas por dia.

- Entregue a cada aluno quatro folhas de papel A4. Oriente que deverão trabalhar com a folha na posição horizontal.

Leia a primeira página do livro e verifique o que compreenderam. Quando a ideia da frase já estiver clara para todos, leia novamente, mas desta vez as crianças deverão copiar o texto na folha recebida. Ao lado do texto, deverão ilustrar com o desafio de expressar, na ilustração, o sentido de cada frase.

Somente após concluir a ilustração é que se deve passar para página seguinte do livro. Trabalhadas todas as páginas da história, reúna o material e forme o livro de cada criança.

Com os livros prontos, organize um momento de interação onde cada criança possa conhecer o trabalho dos outros colegas.

DICAS
■ Se desejar, passe o texto no quadro/lousa para que seja copiado ou mesmo alternar entre ditado e cópia. Há, ainda, a alternativa das crianças digitarem e, em seguida, imprimir o material. Ou ainda, o professor digitar e imprimir uma cópia para cada aluno. Neste caso, o trabalho das crianças seria a leitura, interpretação e ilustração.
■ Para que se cumpra o objetivo das atividades propostas, é necessário que as crianças percebam como a história está repleta de figuras de linguagem.
■ Com os livros prontos, organize um momento de interação onde cada criança possa conhecer o trabalho dos outros colegas.
■ Caso considere a história grande para este trabalho, selecione com as crianças algumas para compor o trabalho. As primeiras páginas apresentam opções interessantes, já que apresentam o personagem principal da história.

- Prepare um computador com acesso a Internet e conecte-o a um retroprojetor. Você poderá, ainda, usar o laboratório de informática. Acesse o livro on-line de modo que, desta vez, em um único momento todos possam ler o livro e, sobretudo, observar as estratégias utilizadas na ilustração, para representar com ênfase a linguagem figurada que permeia a história.

DICAS
■ Aproveite esta oportunidade para desenvolver atividades no laboratório de informática da sua escola. Reserve um tempo para que as crianças possam conhecer e interagir com as diversas atividades deste site.
■ Apresente e discuta sobre as possibilidades oferecidas pela Internet como um recurso que possibilita ler e ouvir livros.
■ Para desenvolver este trabalho, pode-se inverter a sequência indicada. Isto é, primeiro o grupo lê e conhece a história, suas estratégias e ilustrações, posteriormente desenvolve a reescrita.

3 – Práticas com linguagem figurada

OBJETIVOS:

Trabalhar compreensão do texto, bem como identificar e ilustrar a linguagem figurada.

PROCEDIMENTOS:

- Selecione algumas frases apresentadas no Para Casa, indicado na atividade 1. Prepare folhas tipo A3 com estas frases e organize duplas. As crianças serão desafiadas a ilustrar a frase.

O material produzido deve ser exposto no mural da sala ou mesmo da escola.

- Verifique a seguir algumas atividades complementares a serem trabalhadas individualmente.

A – Leia atentamente a poesia a seguir:

Caixa mágica de surpresa

(Elias José)

Um livro

é uma beleza,

é caixa mágica

só de surpresa.

Um livro

parece mudo,

Mas nele a gente

descobre tudo.



Um livro

tem asas

longas e leves

que, de repente,

levam a gente

longe, longe.



Um livro

é parque de diversões

cheio de sonhos coloridos,

cheio de doces sortidos,

cheio de luzes e balões.

Um livro é uma floresta

com folhas e flores

e bichos e cores.



É mesmo uma festa,

um baú de feiticeiro,

um navio pirata do mar,

um foguete perdido no ar,

É amigo e companheiro.



B – Sublinhe na poesia os trechos onde encontramos linguagem figurada.

C – Ao lado da poesia, faça uma ilustração que corresponda à linguagem figurada que você identificou.

D- Crie três frases que apresentem linguagem figurada.

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________



Recursos Complementares


Sempre que trabalhamos um livro é importante apresentarmos o autor e características do seu trabalho, suas publicações, entre outros.

Avaliação


A criança deve apreender que: ·
■ A articulação das palavras em um texto colabora e, até mesmo, define a forma como se vai expressar a ideia desejada.
■ A imagem, tal como é apresentada, faz dela um recurso que pode se integrar ao texto, imprimindo-lhe o sentido que o autor.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.