Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Como utilizar a produção de texto na geografia, enquanto um recurso interdisciplinar?

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


-Retratar por meio de texto o ambiente observado e as modificações sofridas por ele;
-Descrever e argumentar sobre a ação do homem na transformação do ambiente;
-Caracterizar o lugar retratado utilizando texto, desenho ou colagem;
-Estruturar o texto de forma coerente.


Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos – cinco (5) atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Professor, é importante que seu aluno esteja no nível alfabético da escrita, ou seja, estruturando pequenos textos, mas para o aluno que ainda não consegue escrever de forma autônoma, você poderá ser o escriba para ele, desafiando-o a rever suas hipóteses.
É necessário ainda, que os alunos tenham desenvolvido noções sobre a utilização de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword, o WxCam e o KPresenter.


Estratégias e recursos da aula




O contato que alunos, de diferentes regiões do Brasil, têm com os ambientes naturais ou com os ambientes modificados pelo homem, é muito eclético, assim como o nosso país.
A grande extensão geográfica do Brasil, bem como a sua diversidade, seja ela econômica, cultural, ou outra; faz com que, muitas vezes, o aluno tenha contato maior apenas com um tipo de ambiente.
Um aluno de um grande centro urbano, por exemplo, pode ter poucas oportunidades de ter contato com ambientes naturais, da mesma forma que um aluno morador de regiões rurais, tem menos contato com áreas urbanas.
Por isso, a proposta é resgatar os conhecimentos prévios dos alunos, instigar a imaginação e propiciar uma maior aproximação do ambiente menos comum em sua vida, proporcionando maiores recursos para que este aluno possa descrevê-lo.
Esta aula foi baseada na vivência dos alunos da Escola de Educação Básica da UFU, a ESEBA, que fica em um centro urbano, mas possibilita adaptações para outras realidades.


1° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
INTRODUZINDO O TEMA

Professor, num primeiro momento, em rodinha, questione-os sobre como é o ambiente que seus alunos vivem, como por exemplo:
- O que vocês sabem dizer sobre o ambiente em que vivem?
- Vocês acreditam que a paisagem dominante é natural ou é modificada?
- Por que vocês afirmam que é uma paisagem modificada? O que tem nela?
- E se fosse um ambiente natural, o que teria nele?
- O que poderia ser diferente na sua vida se você morasse em um lugar onde o ambiente fosse predominantemente natural?
-Será que é possível viver em um ambiente onde tudo é modificado ou em um ambiente onde tudo é natural?
- Somente a ação dos seres humanos pode modificar um ambiente?
Posteriormente, convide os alunos para dar uma volta pelos arredores da escola para perceberem o ambiente que os cercam.
Solicite que registrem, utilizando o WxCam, aspectos que foram construídos ou modificados pelo homem e aspectos naturais, caso existam.
WxCam: [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]


2° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
DIFERENTES OLHARES PARA UM MESMO AMBIENTE

Professor, para este momento, a sugestão é a impressão das fotografias para que os alunos possam compartilhar seus olhares e percepções sobre o ambiente visitado.
Estas fotografias poderão ser coladas em um painel e poderão servir de registro para as aulas.
Além disso, elas serão subsídios para a elaboração de um texto coletivo, ditado pelos alunos e escrito pelo professor, onde estas percepções serão registradas.
Por fim, digite este texto, imprima e distribua cópias para que possam colar em seus cadernos.


3° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL

Este momento é para que possamos perceber as ideias e conceitos que os alunos já possuem sobre um ambiente que não seja tipicamente o seu, neste caso o ambiente natural.
Para isso, primeiramente separe alguns materiais que possam ser utilizados em sala para estimular a imaginação dos alunos como odores e som. Isso porque, ao se pensar em ambientes o aluno tende a descrevê-lo apenas com imagens, esquecendo que outros elementos também compõem o ambiente, portanto são necessários para a percepção completa de um ambiente.
Na internet, é possível encontrar sons que podem colaborar com a atividade, como por exemplo, os sons encontrados no sítio www.soundsnap.com
Podemos usar o som do ônibus que utilizaremos para chegar até este lugar, que pode ser encontrado em: http://www.soundsnap.com/search/audio/bus/score. Aperte o “play” para ouvir e depois aperte MP3 para baixar, conforme imagem abaixo:
Outros sons, podem variar de acordo com o lugar que forem visitar. Em uma floresta, por exemplo, você poderá usar sons como:
Som de pássaros: http://www.soundsnap.com/search/audio/birds/score
Som de cachoeira: http://www.soundsnap.com/search/audio/waterfall/score
Som de macacos: http://www.soundsnap.com/search/audio/monkey/score
Se formos a uma fazenda, encontraremos sons de:
Som de vaca: http://www.soundsnap.com/search/audio/cow+horn/score
Som de galinha: http://www.soundsnap.com/search/audio/chicken/score
Procure os sons que achar mais apropriados, lembrando da necessidade de pesquisar neste sítio com os nomes em inglês.
Para isso, professor, utilize o computador-UCA, acessando o Mozilla Firefox pelo caminho: [Metasys> Favoritos>Navegador de internet].
Nossa opção foi por irmos a uma floresta, no Pantanal, segundo os alunos.
Para isso, apague a luz, solicite que fechem os olhos e coloque o som do ônibus. Inicie descrevendo coisas que remetam a uma viagem, tais como:
- Vacas no caminho;
- Que música vocês cantarão?
- A modificação da paisagem que está observando;
- Dentre outros.


VEJA UM EXEMPLO:
Para irmos ao Pantanal, vamos de ônibus. Então podem se sentar e estiquem bem, pois a viagem é longa. Olhem pela janela e vejam a paisagem.
Observem aquela fazenda! Quantas vacas! E aquelas casinhas marrons, de terra, alguém sabe o que é? É um cupinzeiro.
Agora começou a mudar a paisagem. O que vocês estão vendo de diferente? Viram quantas árvores?
Acho que estamos quase lá.
Pronto! Podem descer do ônibus, pois vamos começar a caminhar pela floresta.
=> Neste momento, lembre-se de trocar o som e exalar um aroma de campo ou flores.
Assim, à medida que você conversa com os alunos, eles podem imaginar o ambiente.
Para ampliar as sensações, quando passarem pelo rio ou cachoeira, por exemplo, solicite que toquem na água e, neste momento, encoste um pano molhado em suas mãos; se avistarem um animal, como uma onça, vocês podem acariciar um bichinho de pelúcia, se tiverem coragem de tocar neste animal perigoso; e assim por diante.
Esta atividade é interessante, pois pode ser utilizada com crianças com baixa visão ou cegos, pois explora a imaginação e estimula outros recursos, como sensações táteis, sons e odores.
Continue a viagem até que eles possam ter explorado bem a floresta, lembrando de alternar o som a cada animal que avistam ou rio. Convide-os a voltarem devagar, começando novamente pelo som do ônibus, até chegarmos à escola e retomarmos nossos lugares.
Ao final da “viagem” eles poderão descrever tudo o que viram, ouviram e sentiram em um texto descritivo individual, que poderá ser digitado no KWord. Lembre-os que, descrever vai além das imagens, que é preciso pensar em todo o contexto.
KWord: [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>suíte de escritório> Processador de textos]


4° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL

Para este momento, a sugestão é solicitar que os alunos façam pelo menos 6 desenhos, cada um, sob um momento ( viagem, entrando na floresta, vendo a onça...) utilizando o KolourPaint : [Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de Pintura]
Depois, reúna todas estas imagens em um pen drive e monte um clipe, utilizando novamente os sons do momento anterior. Para isso, você poderá usar o programa KPresenter [Metasys> Aplicativos> Ferramentas de produtividade> Gerador de Apresentações] e exibir a apresentação com um projetor de imagens.

VEJA UM EXEMPLO DE COMO FICARIA A APRENTAÇÃO:
- A viagem: reúna as imagens da viagem e coloque o som do ônibus;
- Entrando na floresta: a soma dos desenhos relativos à esse momento e o som dos pássaros;
- Avistando uma cachoeira: figuras da cachoeira e o seu som;
-E assim por diante, até o retorno à sala de aula.






VOCÊS SUGERIRAM QUE FOSSEMOS AO PANTANAL, MAS ONDE ESTE LUGAR FICA?
FAÇA UMA PESQUISA E PROCURE DESCOBRIR:


- ONDE FICA O LOCAL QUE VISITAMOS?
- ELE REALMENTE SE PARECE COM O QUE VOCÊ DESCREVEU E DESENHOU?
- O QUE TINHA DE SEMELHANTE? E DE DIFERENTE?
- QUAIS OUTROS ANIMAIS VIVEM NESTE LUGAR?
- NESTE AMBIENTE É POSSÍVEL PERCEBER MODIFICAÇÕES FEITAS PELO HOMEM?
- SERÁ QUE SÓ O HOMEM PODE MODIFICAR O AMBIENTE? COMO SERIA ISSO?
- VOCÊ CONSEGUIRIA VIVER EM UM LUGAR ASSIM? QUAIS SERIAM AS VANTAGENS OU DESVANTAGENS?
TRAGA PARA A PRÓXIMA AULA UMA IMAGEM DO PANTANAL.


PARA A PESQUISA, VOCÊ PODERÁ UTILIZAR O MOZILLA FIREFOX: [METASYS> FAVORITOS>NAVEGADOR DE INTERNET]





5° MOMENTO: APROXIMADAMENTE UMA AULA DE 60 MIN
UMA VIAGEM PARA O PANTANAL


Converse com os alunos sobre as tarefas de casa, proporcionando que contem aos colegas as suas descobertas.
Depois, solicite que pensem, o que tem de diferente e de igual nas duas paisagens que conhecemos: a natural e a modificada.
Finalize esta aula, solicitando que montem um texto coletivo, para que digam as semelhanças e diferenças e dois pontos positivos e negativos de cada uma.
VEJA O EXEMPLO:



PAISAGEM NATURAL
x
PAISAGEM MODIFICADA



SEMELHANÇAS

DIFERENÇAS




























PAISAGEM NATURAL


PAISAGEM MODIFICADA




ASPECTOS POSITIVOS










ASPECTOS NEGATIVOS










ASPECTOS POSITIVOS










ASPECTOS NEGATIVOS










Recursos Complementares


Pesquisando sobre o pantanal:

Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantanal

Sua pesquisa: http://www.suapesquisa.com/geografia/pantanal.htm

Rios vivos: http://www.riosvivos.org.br/Canal/Pantanal/260

Brasil turismo: http://www.brasil-turismo.com/pantanal.htm

Imagens Google: http://www.google.com.br/search?q=pantanal&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=Z9XjTsG4M8Tl0QHonbmEBg&biw=1280&bih=661&sei=1NXjTov3O4Xe0QH-78HQBQ

Avaliação


No caso de uma aula onda a imaginação é o tema motivador de uma produção de texto, ou seja, algo abstrato, é preciso atentar-se para o interesse e entusiasmo dos alunos.
Sem estes dois fatores o texto poderá ter qualidade inferior, o que prejudicará o processo de avaliação.
Outro fator importante é perceber se os alunos conseguiram montar um texto descritivo sobre o ambiente estudado, com coesão, coerência e sequência lógica dos fatos.
Por fim, é preciso observar também se conseguiram perceber as diferenças entre estes dois espaços e a ação do homem e da natureza sobre eles.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.