Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Jogando Boliche com a Matemática

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


Conhecer o jogo do boliche e associar as operações matemáticas;

Realizar as operações matemáticas em jogos de grupos;

Desenvolver o raciocínio lógico através do lúdico.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Para esta aula é necessário que os alunos tenham conhecimento das operações matemáticas básicas: adição, subtração, multiplicação e divisão.

Estratégias e recursos da aula


Caro professor, nesta aula utilizaremos o lúdico como alternativa no processo de aprendizagem da matemática, em especial, das operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e, para isso, vamos associar o JOGO DE BOLICHE a esse processo.



ATIVIDADE I - CONSTRUINDO O JOGO DE BOLICHE



Para a organização desta aula peça aos seus alunos, com antecedência, que cada uma traga 1 garrafa PET; compre papel laminado colorido (amarelo, vermelho, verde, etc) ou cartolina (o que for mais em conta) para desenvolver o jogo com os alunos.

Em sala de aula ou, na sala de vídeo apresente o seguinte vídeo sobre o jogo de boliche virtual:

http://www.youtube.com/watch?v=QnelxnmOJes

Logo após, comece a construção dos "pinos" do jogo que nesta aula serão representados pelas garrafas PET. Peça aos alunos que contornem as garrafas com os papéis laminados de várias cores, sendo que tenham 5 garrafas azuis; 5 verdes; 5 vermelhas e 5 amarelas.

E a bola de boliche, qual será o material? Poderemos utilizar uma bola de plástico de iniciação desportiva, onde os alunos consigam segurar a bola com uma das mãos.





Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjYM_pZXDA8bUf2Rwu_5TvNO8WkqOE3mGY-j02EwKoXEuQj3fkyaQROcJ-KZ9sPajwhKFZqs7t2URxIaQSo-E4LWoX9xjWSwKNGZNKPCD_LnqvOj-LtQTDY0iXZjdqpOA7Jqa2K61-GnI8f/s1600/boliche-balneario-camboriu.jpg



ATIVIDADE II - INICIANDO O JOGO DE BOLICHE NA QUADRA DE ESPORTES



Professor, vamos iniciar esta atividade com um jogo de Boliche onde todos os alunos estarão em quadra. Inicialmente, divida a quadra em duas partes e, as equipes, por exemplo, verde e vermelha formarão uma grande equipe e, as equipes amarela e azul a 2ª grande equipe.

Coloque os "pinos" do jogo (estarão representados pelas garrafas Pet) alinhados no centro da quadra e, já disponibilizados com as cores representativas das equipes que estarão jogando, ou seja, verde e vermelha e, amarela e azul.

A equipe "VERDE E VERMELHA" estará posicionada no final da quadra em cima da linha de fundo da quadra de volei, por exemplo; enquanto a equipe "AMARELA E AZUL" estará do lado oposto, na mesma situação.

DICA I - Professor, coordene essa atividade orientando os alunos a forma correta de jogar a bola, ou seja, alternando membro superior com membro inferior e, jogando a bola bem baixa (rasteira) para acertar os "pinos". Por exemplo, a figura abaixo demonstra o jogador jogando a bola com o braço direito, enquanto para coordenar o movimento a perna esquerda está a frente.

Caso o aluno seja canhoto ou sinistro de braço a perna direita deverá estar a frente do corpo.



Fonte: http://seriesedesenhos.com/br2/images/stories/boliche.jpg



Distribua algumas bolas para as equipes e peça aos alunos que possibilitem que todos possam arremessar ou jogar a bola como os jogadores de boliche fazem: alternando os membros superiores com os membros inferiores; jogar a bola bem baixa e rasteira. Ao seu sinal peça aos alunos que joguem e tentem derrubar o máximo de pinos que conseguirem.



DICA II - Professor, possibilite um revezamento dos alunos no momento de arremessar as bolas e deixe que experimentem e vivenciem o movimento à vontade, pedindo apenas que respeitem a forma do movimento de jogar as bolas.

Essa 1ª parte do jogo pode ser vivenciada agora com o acréscimo da matemática. Proponho o seguinte modelo:

"Pessoal, mantenham-se posicionados no local de lançamento e agora vou disponibilizar os pinos de forma aleatória pelo centro da quadra, porém, agora cada equipe deverá acertar o seu pino, ou seja, amarelo tem que derrubar amarelo; azul no azul; vermelho no vermelho e verde no verde, ok?!"

"Uma equipe de cada vez e cada pino que for derrubado vale 2 pontos".

DICA III - Neste momento, onde cada equipe terá sua vez de derrubar os pinos organize situações em que as operações matemáticas estejam presentes para os alunos realizarem o raciocínio.Por exemplo: a equipe azul derruba os seus pinos e , cada pino derrubado vale 2 pontos, porém, cada pino que não for derrubado subtrai-se 1 ponto. Digamos a equipe derrubou 3 pinos (3 x 2 = 6 pontos), mas 2 pinos ficaram em pé (2 x 1 = 2 pontos) Nesse momento essa equipe terá (6 pontos - 4 pontos = 4 pontos).

Professor, utilize a criatividade e realize operações matemáticas diferentes em cada jogada.



ATIVIDADE III - JOGANGO BOLICHE NA MATEMÁTICA

Professor, nesta fase do jogo demarque um local específico da quadra onde o jogo será desenvolvido (com 2 corredores de, aproximadamente, 10 metros de cumprimento e 3 metros de largura) e divida a turma em 4 equipes, onde:


■ 2 equipes estarão jogando;


■ 1 equipe estará responsável pela organização dos materiais e


■ 1 equipe será responsável pela contagem dos pontos.





Fonte: Pista de Boliche

Neste momento, dê as opções aos alunos, onde cada equipe ocupará um lado da pista de boliche na quadra e, inicie o jogo:

"Pessoal, coloquei dez pinos para cada equipe, da seguinte forma:


■ 4 pinos vermelho - cada pino derrubado equivale a soma de 2 pontos para a equipe;


■ 3 pinos verdes - cada pino derrubado equivale a multiplicação de 3 pontos para equipe;


■ 2 pinos amarelos - cada pino derrubado equivale a divisão por 2 pontos ;


■ 1 pino azul - se o pino for derrubado equivale a multiplicação de 5 pontos e,


■ Caso nenhum pino seja derrubado pela equipe será subtraido 1 ponto.



DICA IV - Professor, realize várias formas de operações matemáticas, estimule os alunos a darem sugestões para a realização dos raciocínios e faça combinações distintas, fazendo com que o jogo fique bem criativo.

DICA V - Professor, cada equipe tem o seu papel no jogo: 2 equipes jogam; 1 é responsável pela organização da pista de boliche e a 3ª realiza as operações. Possibilite sempre um rodízio nestas atividades , em que os alunos entendam que para haver sucesso nesta aula todos devem realizar com afinco as tarefas disponibilizadas para os seus grupos em cada momento .

Recursos Complementares


Jogos matemáticos -

http://eduquenet.net/jogosmatematicos.htm



http://www.somatematica.com.br/jogos.php



Avaliação


Professor, sugiro que a avaliação desta aula seja realizada através da pontuação em cada rodada do jogo, onde estarão sendo avaliadas o raciocínio nas operações matemáticas.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.