Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 20 de março de 2012

Jogando com a Matemática nas aulas de Educação Física - frações -aula 2

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


Participar das atividades através dos jogos das frações;

Compreender as representações de frações através dos jogos;

Exemplificar jogos e situações esportivas através das frações.



Duração das atividades

50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Nesta aula os alunos já devem ter iniciado no processo de ensino onde o tema sejam as FRAÇÕES.

Estratégias e recursos da aula


Caro colega, na matemática no momento em que os alunos começam a dominar o tema sobre frações eles se interessam, pois, compreendem a importância desse assunto para a vida deles.

Nesta aula, na verdade, vamos estimular através dos jogos o raciocício e algumas reflexões acerca do tema e, realizar atividades em que os nossos alunos assimilem a compreensão de que fracão é a representação de um todo, de um ou mais inteiros.

ATIVIDADE I - 10 a 15 minutos - Vamos nos encaminhar para a sala de aula e, propor aos nossos alunos os seguintes desafios:

"Pessoal, hoje fui almoçar com mais três colegas e, estávamos sem dinheiro.Decidimos comer apenas UMA pizza. Para sermos justos na divisão de UMA pizza, quantos pedaços cada um de nós quatro poderíamos comer?"

Desenhe, no quadro ou na lousa uma pizza grande dividida em 4 pedaços para a visualização dos alunos.Medie um debate com os alunos sobre o que é inteiro desta´pizza e, o que é parte desse inteiro e ; o que é a fração desta pizza.Uma parte desta pizza representa quanto em fração?

Os alunos logo identificarão que a pizza está dididida em 4 partes, na verdade a fração será de 1/4.

Dê mais um exemplo: Mostre aos alunos a seguinte figura:

















Uma figura geométrica (retângulo) divida em três partes, sendo que duas partes estão pintadas de vermelho. Explique aos seus alunos: "Temos um retângulo inteiro que está dividido em três, porém, dessas três partes, duas estão coloridas em vermelho, portanto, de um inteiro desse retângulo quanto está pintado de vermelho? 2/3

E se falamos na metade, ou seja, 1/2 dê o seguinte exemplo: ao cortar uma maça ao meio eu terei metade de um inteiro, que representado na fração seria: 1/2. Observem a figura:



Fonte: http://macmagazine.uol.com.br/wp-content/uploads/2009/03/10-maca_cortada.jpg

Muito bem , terminamos a 1ª parte da aula, vamos nos encaminhar para a quadra de esportes para a 2ª parte.



ATIVIDADE II - 20 minutos - QUADRA DE ESPORTES:

Professor, nesta parte da aula os alunos deverão realizar algumas reflexões sobre o tema (frações) em atividades lúdicas, com pequenos e grandes jogos, brincadeiras, etc. Proponho as seguintes atividades que servirão de guia para a execução das tarefas:

Digamos que a turma tenha um total de trinta alunos. peça-os que caminhem pela quadra e, ao seu sinal sigam as suas instruções. Lembre-os que, as tarefas desenvolvidas nestas atividades serão referentes ao tema da aula de hoje, ou seja FRAÇÕES.

Ao seu sinal, diga: " Pessoal, vamos FRACIONAR a turma"? Neste momento os alunos devem entender que deverão estar concentrados para seguir as sua orientações. Portanto, indico as seguintes situações para interagir com a turma:

A1 - "Dividam-se em três colunas de 10 alunos.Pessoal, três colunas de 10 alunos representam quanto em fração em relação ao todo da turma, que tem 30 alunos"?

A2 - "Pessoal, agora quero que continuem andando pela quadra e , ao meu sinal, reunam: 2/3 da turma de uma lado da quadra e 1/3 do outo lado";

A3 - " Muito bem, agora quero que reunam de cada lado da quadra 1/2 da turma";

A4 - "Pessoal, vamos dividir a turma em 3 grupos de 1/3 novamente. Cada grupo escolha um local da quadra para ficar. Vou distribuir 12 cones pequenos (pode ser garrafas PET) e quero que sigam as minhas orientações:bem, se cada grupo tem 12 cones, quero que organizem duas colunas,sendo uma coluna com 1/2 e a outra, e quanto será? Agora quero que organizem em grupos de 3/4; agora em grupos de 4/4 e 1 inteiro;

A5 - "Muito bem, vamos fazer o seguinte, vamos utilizar as garrafas PET(1 litro) e vou pedir que: um aluno de cada grupo vá encher 1/2 dessa garrafa com água; agora outro aluno vá encher outra garrafa com 1/3 de água; um terceiro aluno vá encher a garrafa com 3/4 de água".

Dica 1 - Caro Professor, essas são sugestões de atividades, estimule os seus alunos complementando com outras tarefas semelhantes as que estão citadas nesta aula.

ATIVIDADE III - 10 minutos - QUADRA DE ESPORTES:

Nesta fase da aula faremos grandes jogos, onde os alunos serão orientados pelo professor nas seguintes atividades:

B 1 - "Moçada, dividam-se em 3 grupos de 10 alunos, cada grupo desse representa que fração do todo da turma?(1/3) . Duas equipes ficarão dentro da quadra e a 3ª equipe aguardará o meu sinal. As duas equipes que estão na quadra jogarão o "pique cola", prestem atenção. A equipe "A" na qudra pegando a equipe "B", só que quero apenas 1/2 da equipe "A" dentro da quadra;

B 2 - " Agora quero que a equipe "B"" saia e entre a equipe "C" com 3/5 do seu grupo;

B 3 - "Agora quero que a equipe "A" some com a equipe "C" 1/2 + 1/2";

Dica 2 - Professor, essas são as propostas de atividades para esta aula, mas você deve utilizar da sua sensibilidade e criatividade dando sequeência a essas tarefas.

FINALIZANDO A AULA - " Pessoal, muito bem, neste momento quero que os alunos que tenham propostas de brincadeiras com frações venham até aqui e organizem junto comigo alguma brincadeira para a turma".

Esta é uma fase importante da aula, pois irá FINALIZAR todo a dinâmica proposta no dia de hoje. Durante as atividades havendo dúvidas é sempre importante discutí-las com os alunos e propiciar debates e discussões sobre a organização das tarefas.

Recursos Complementares


Aprendendo Frações -

Sites :

http://www.exatas.mat.br/fracoes.htm

http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/fracoes/fracoes.htm

Vídeos:

Frações equivalentes: http://www.youtube.com/watch?v=BwsooUfuLPQ



Avaliação


A avaliação desta aula será através de algumas perguntas operacionalizadas, que serão realizadas na parte final da aula. Perguntas como:

A - "Pessoal, afinal o que é fração?"

B- "Ok, então quem pode me dar um exemplo de fração, digamos 1/2 de alguma coisa?"

C - " Muito bem, agora 1/3 e /1/4";

D - " Agora sou eu, se tenho 12 laranjas e quero dar 1/3 delas quantas laranjas seriam?"

E - " Vou comer uma pizza com 1 amigo, qual a representação de fração que indicará uma divisão por igual nesse caso?"

Professor, crie outras perguntas e tire as dúvidas com os alunos.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.