Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A vida em Trânsito

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar nos alunos a consciência no trânsito, as relações sociais, acordos e limites para o convívio em sociedade, o respeito mútuo e a solidariedade, a diferença entre ícones, índice e símbolo, e a interpretação dos mesmos no trânsito.

Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando seus alunos sobre seus conhecimentos sobre as leis de trânsito:
Sugestão de perguntas:
- meio de transporte utilizado para chegar à escola;
- a família possui algum meio de transporte automotor: carro, moto, ônibus, caminhão, trator, van, barco, etc.;
- quais os cuidados necessários ao utilizar esse meio de transporte;
- se alguém (o aluno ou casos na família) já sofreu ou cometeu alguma violência no trânsito.

Após a breve discussão o professor pode utilizar a música Rua da Passagem (trânsito) composição de Arnaldo Antunes e Lenine.
Caso o professor não tenha acesso ao áudio pode utilizar o vídeo clip disponível no Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A3WbWOBJxks



Agora apresente à turma a letra da música:

Rua da passagem (trânsito) - Arnaldo Antunes
Composição: Arnaldo Antunes / Lenine


os curiosos atrapalham o trânsito
gentileza é fundamental
não adianta esquentar a cabeça
não precisa avançar no sinal
dando seta pra mudar de pista
ou pra entrar na transversal
pisca alerta pra encostar na guia
pára brisa para o temporal
já buzinou, espere, não insista,
desencoste o seu do meu metal
devagar pra contemplar a vista
menos peso do pé no pedal
não se deve atropelar um cachorro
nem qualquer outro animal
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
motoqueiro caminhão pedestre
carro importado carro nacional
mas tem que dirigir direito
para não congestionar o local
tanto faz você chegar primeiro
o primeiro foi seu ancestral
é melhor você chegar inteiro
com seu venoso e seu arterial
a cidade é tanto do mendigo
quanto do policial
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
travesti trabalhador turista
solitário família casal
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
sem ter medo de andar na rua
porque a rua é o seu quintal
todo mundo tem direito à vida
todo mundo tem direito igual
boa noite, tudo bem, bom dia,
gentileza é fundamental
pisca alerta pra encostar na guia
com licença, obrigado, até logo, tiau.




Discuta com os alunos o significado de algumas expressões e relacione com o cotidiano dos alunos, as situações relatadas pela turma no debate anterior, e os direitos e deveres do cidadão tanto no trânsito quanto no convívio na sociedade.

Atividade:
Para a próxima aula a turma deverá trazer desenhos, imagens, fotos, sobre os sinais de trânsito disponíveis em sua cidade, bairro ou no trajeto para escola.

Atenção professor! Prepare seu material, selecione algumas placas, amplie e reproduza para facilitar a visualização dos alunos. Consulte em Recursos Complementares alguns sites que abordam o tema.




Aula 02:
É hora dos alunos apresentarem os resultados da pesquisa, cada aluno ou grupo deverá apresentar a placa escolhida e seu significado.

Durante as apresentações o professor deverá explicar os significados de índice, signo e símbolo e de que forma nos relacionamos com esses termos.



Ícone é um signo que tem alguma semelhança com o objeto representado. Exemplos de signo icônico: a escultura de uma mulher, uma fotografia de um carro, e mais genericamente, um diagrama, um esquema.


Índice é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. O signo inicial tem alguma qualidade em comum com o objeto especial, embora não seja isto que o torna um signo, mas sim, o fato de ser modificado pelo objeto. Por exemplo: fumaça é signo indicial de fogo, um campo molhado é índice de que choveu, uma seta colocada em cruzamento é índice do caminho a ser seguido.


Símbolo é um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de uma associação de idéias produzidas por uma convenção. O signo é marcado pela arbitrariedade. Peirce observa que o símbolo é de natureza geral, tanto quanto o objeto denotado; mas, como aquilo que é geral também deve existir nos casos determinados, pode-se dizer que esses casos indiretamente afetam o símbolo, razão pela qual há no símbolo uma certa espécie de índice. Mesmo assim, a razão de existência do símbolo não deve ser procurada nessa afetação, mas em seu caráter convencional, arbitrário. Exemplo: qualquer das palavras de uma língua, a cor verde como símbolo de esperança, etc. NETO, J. T. C. Semiótica, Informação e Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. p. 58.




Para complementar a explicação apresente à turma algumas placas que não foram indicadas pelos alunos e comente o significado delas.

Agora é hora dos alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos, para isso o professor deverá reservar o laboratório de informática da escola.

Em duplas os alunos deverão acessar o recurso: Trânsito legal disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/13105/transitolegal.swf
e organizar o trânsito da cidade.

Trânsito legal
Após o termino da atividade cada aluno deverá fazer uma redação sobre os conhecimentos adquiridos sobre o tema, as dificuldades encontradas e de que forma esse tema irá contribuir para sua formação e convívio na sociedade.



Sugestão de avaliação:

Critérios Razoável Mediano Bom
Participação durante as discussões
Participação nas atividades
Envolvimento com o tema
Respeito à contribuição dos colegas
Comportamento durante a discussão
Comportamento durante a elaboração da atividade




Recursos Educacionais
Nome Tipo
Trânsito legal Animação/simulação

Recursos Complementares
Indicações de placas de trânsito e quis para testar os conhecimentos: http://www.tuduseu.com/placas.htm
Placas de sinalização de trânsito: http://www.detran.ba.gov.br/educacao/regulamentacao.php

Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Para auxiliar na avaliação sugerimos uma tabela em Estratégias da Aula.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.