Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMO TRABALHAR A LEITURA E A ESCRITA POR MEIO DE BRINCADEIRAS TRADICIONAIS?

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Reconhecer as brincadeiras antigas como manifestações culturais;

■Recriar brincadeira a partir do que foi vivenciado;

■Utilizar o texto instrucional na evolução da escrita alfabética;

■Ampliar e enriquecer o vocabulário;

■Ler com compreensão.

■Organizar-se temporalmente com a relação antes/agora
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos –6 atividades de 60 minutos cada uma. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização, que reconheça palavras e seja capaz de expor seu pensamento.

Professor, a escola tem sido um dos poucos espaços onde crianças podem se encontrar e brincar, pois a modernidade, os recursos tecnológicos, a violência urbana e a diminuição de filhos por família dificultam estes momentos. Assim, é importante que as crianças, principalmente as que moram nos grandes centros e que estão cada vez mais distantes das brincadeiras em grupos, tenham espaços e oportunidades para realizar suas brincadeiras.

As brincadeiras e brinquedo dos tempos de seus pais ou avós, possibilitam um trabalho com a cultura popular, contextualizando a leitura e a escrita por meio de textos significativos.

As brincadeiras e os brinquedos populares são considerados como parte da cultura, sendo transmitidos de geração para geração principalmente através da oralidade, proporcionam a interação e estimulam a criatividade, além de divertir a criançada. Veja a sugestão a seguir.



1º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
RODA DE CONVERSA
Inicie a aula com uma rodinha, para introduzir o tema e motivar os alunos. Converse com os alunos sobre já terem brincado com seus familiares de alguma brincadeira legal, como brincadeira de roda, brincadeira cantada ou outras. Faça com eles, uma lista destas brincadeiras, que podem ser escritas em um cartaz ou no quadro negro. Depois, proponha a brincadeira antiga “Escravos de Jó”, ela resgata o trabalho em grupo, pois só acontece se houver a colaboração de todos os participantes, além de trabalhar a coordenação motora e a acuidade auditiva.



Antes de iniciá-la, compartilhe um vídeo com os alunos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2RBVi4b3dQw.
Para isso, utilize o projetor de mídia para que possam visualizar a brincadeira, caso não a conheçam. Logo após, explique as regras antes de começar.

Solicite ainda que, quem errar e sair da brincadeira, fotografe o momento, se possivel.

LETRA:
ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CAXANGÁ

TIRA, PÕE, DEIXA FICAR

GUERREIROS COM GUERREIROS

FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ



REGRAS E MODO DE JOGAR:
_ MATERIAL: CAIXINHA DE FÓSFORO OU UMA PEDRINHA PARA CADA CRIANÇA OU QUALQUER OUTRO OBJETO PEQUENO.

_ PARTICIPANTES: NO MÍNIMO DOIS.

_ ORGANIZAÇÃO: ASSENTADOS EM CÍRCULO, UM AO LADO DO OUTRO.

_ COMO BRINCAR: CADA UM COLOCA UMA PEDRINHA À SUA FRENTE. ENQUANTO CANTA, A CRIANÇA PEGA A SUA PEDRA E COLOCA NA FRENTE DO COLEGA, ASSENTADO À SUA DIREITA. NOS VERSOS “TIRA, PÕE / DEIXA FICAR!”, TODAS TIRAM A PEDRINHA DA FRENTE DO COLEGA, COLOCAM NA SUA FRENTE E A DEIXAM ALI POR ALGUNS SEGUNDOS. QUANDO CANTAM “GUERREIROS COM GUERREIROS”, AS CRIANÇAS RETOMAM OS MOVIMENTOS ATÉ O VERSO “FAZEM ZIGUE, ZIGUE, ZÁ!” NESSE MOMENTO, OS PARTICIPANTES SEGURAM A PEDRA MOVIMENTANDO-A DE LÁ PARA CÁ E DEIXANDO-A, POR FIM, NA FRENTE DO COLEGA.


Fonte: http://www.qdivertido.com.br/vercantiga.php?codigo=27

Consulta realizada em 12/08/2011



Observação: leve a letra e as regras escritas para que os alunos tenham contato com o código escrito e compreendam a função social da leitura e da escrita.

Professor, repita várias vezes a brincadeira, para que os alunos entendam, depois explore oralmente:

_Quem conhecia esta brincadeira?

_ Do que fala a brincadeira?

_ Se alguém parar a brincadeira durante os movimentos o que acontece?

_ Se alguém errar o que temos que fazer?

_Vocês imaginam qual foi a época em que esta brincadeira foi criada?


2º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO
Neste momento, retome o material escrito, letra e música. Releia-o com os alunos, coletivamente. Depois, dê a cada um a cópia da letra da música para os alunos colarem no caderno de Língua Portuguesa e explore; frase, palavras, sílabas e letras.



SUGESTÃO DE ATIVIDADE:

CRUZADINHA



1- O QUE OS PERSONAGENS DA MÚSICA FAZIAM?

2- QUEM SÃO OS PERSONAGENS DA MÚSICA?

3- DE ONDE ELES ERAM?

4- O QUE ELES JOGAVAM?



ILUSTRE A MÚSICA




































3º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
INSTIGANDO A CURIOSIDADE
Professor, inicie este momento relembrando a brincadeira “Escravos de Jó”, questione se eles lembram como se brinca, se gostaram e se gostariam de conhecer novas brincadeiras do tempo da vovó. Faça também, uma breve leitura de um texto, que ilustra bem o como eram criadas e brincadas as brincadeiras antigas.



ANTIGAMENTE AS CRIANÇAS NÃO TINHAM TANTOS BRINQUEDOS COMO AS DE HOJE E, POR ISSO, USAVAM MAIS A CRIATIVIDADE PARA CRIÁ-LOS.

UTILIZAVAM TOCOS DE MADEIRA, PEDRINHAS, LEGUMES E PALITOS PARA FAZER ANIMAIS, ALÉM DAS BRINCADEIRAS COMO AMARELINHA, CINCO MARIAS, BOLINHA DE GUDE, CANTIGAS DE RODA, PASSA ANEL, RODA PIÃO, EMPINAR PIPA DENTRE VÁRIAS OUTRAS E ASSIM, SE DIVERTIRAM POR DÉCADAS E DÉCADAS.

COM OS AVANÇOS DA MODERNIDADE, A TECNOLOGIA TROUXE BRINQUEDOS QUE NÃO EXIGEM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS, POIS ELAS JÁ ENCONTRAM TUDO PRONTO.

ASSIM, APRESENTAMOS AQUI ALGUMAS SUGESTÕES DE JOGOS E BRINCADEIRAS ANTIGAS.

- RODA: EM RODA, CANTEM CANÇÕES ANTIGAS E FAÇAM OS GESTOS E REPRESENTAÇÕES DAS MESMAS. LEMBRAMOS DE ALGUMAS MÚSICAS COMO ATIREI O PAU NO GATO, CIRANDA-CIRANDINHA, A LINDA ROSA JUVENIL, A GALINHA DO VIZINHO, A CANOA VIROU, EU ENTREI NA RODA, CACHORRINHO ESTÁ LATINDO, O MEU CHAPÉU TEM TRÊS PONTAS, PAI FRANCISCO, PIRULITO QUE BATE BATE, SAMBA LELÊ, SE ESTA RUA FOSSE MINHA, SERRA -SERRA -SERRADOR, ETC.

- ESCRAVOS DE JÓ:DOIS PARTICIPANTES CANTAM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ, JOGAVAM CAXANGÁ, TIRA, PÕE, DEIXA FICAR, GUERREIROS COM GUERREIROS FAZEM ZIGUE, ZIGUE ZÁ”. CADA UM COM UMA PEDRINHA NA MÃO VAI TROCANDO-AS E FAZENDO O QUE DIZ A MÚSICA.

- AMARELINHA:RISCA-SE A AMARELINHA NO CHÃO, DE 1 A 10, FAZENDO NO ÚLTIMO NÚMERO UM ARCO PARA REPRESENTAR O CÉU. PULA-SE COM UM PÉ SÓ, DENTRO DE CADA QUADRADO.

- PIÃO:UM PIÃO DE MADEIRA ENROLADO NUM BARBANTE. PUXA-SE A PONTA DO BARBANTE E ESTE SAI RODOPIANDO. A GRANDE DIVERSÃO É OBSERVAR O PIÃO RODANDO.

- PASSAR ANEL:OS PARTICIPANTES FICAM COM AS MÃOS JUNTAS E UM DELES COM UM ANEL ESCONDIDO. A PESSOA QUE ESTÁ COM O ANEL VAI PASSANDO SUAS MÃOS DENTRO DAS MÃOS DOS OUTROS PARTICIPANTES ATÉ ESCOLHER UM DELES E DEIXAR O ANEL CAIR EM SUAS MÃOS, SEM QUE OS OUTROS PERCEBAM. DEPOIS ESCOLHE UMA PESSOA E PERGUNTA-SE “FULANO, COM QUEM ESTÁ O ANEL?” E A PESSOA ESCOLHIDA DEVE ACERTAR.

- PULA CORDA: DUAS PESSOAS BATEM A CORDA E OUTRA PULA. DURANTE A EXECUÇÃO DA BRINCADEIRA OS BATEDORES VÃO CANTANDO “UM DIA UM HOMEM BATEU NA MINHA PORTA E DISSE ASSIM: SENHORA, SENHORA PÕE A MÃO NO CHÃO; SENHORA, SENHORA PULE DE UM PÉ SÓ; SENHORA, SENHORA DÊ UMA RODADINHA E VÁ PRO MEIO DA RUA”. AO FINAL, O PULADOR DEVE SAIR DA CORDA SEM ERRAR.

- BOLINHA DE GUDE:ESSA BRINCADEIRA TEM VÁRIAS FORMAS DE SE JOGAR, COMO BOX, TRIÂNGULO, BARCA E JOGO DO PAPÃO, ONDE OS PARTICIPANTES DEVEM PERCORRER DETERMINADOS CAMINHOS, BATENDO UMA BOLINHA NA OUTRA E, AO FINAL, ACERTAR AS CAÇAPAS.

- EMPINANDO PIPA:ESCOLHA UM LOCAL ADEQUADO E AMPLO, ONDE NÃO TENHA FIOS DE ENERGIA ELÉTRICA. A PIPA VAI SUBINDO COM O VENTO E OS PARTICIPANTES FICAM OBSERVANDO-A AO LONGE. ALGUMAS PESSOAS USAM CEROL, UMA MISTURA DE COLA COM CACO DE VIDRO, PARA CORTAR OS FIOS DAS OUTRAS PIPAS. PORÉM, A BRINCADEIRA DESSA FORMA TORNA-SE PERIGOSA, PODENDO CAUSAR ACIDENTES GRAVES. ASSIM, USE-A APENAS PARA SE DIVERTIR EVITANDO USAR O CEROL, MESMO QUE ALGUÉM LHE DÊ O PREPARADO.

- BATATA QUENTE: OS PARTICIPANTES SENTAM-SE EM CÍRCULO E UMA PESSOA FICA DE FORA. VÃO PASSANDO UMA BOLA, BEM RÁPIDO, DE MÃO EM MÃO E O QUE ESTÁ DE FORA, DE COSTAS PARA O GRUPO, GRITA “BATATA QUENTE, QUENTE, QUENTE, ..., QUEIMOU!”. QUEM ESTIVER COM A BOLA QUANDO O COLEGA DISSER ‘QUEIMOU’, É ELIMINADO DA BRINCADEIRA. O VENCEDOR SERÁ AQUELE QUE NÃO FOR ELIMINADO.

Adaptação do texto de Jussara de Barros
Equipe Brasil Escola


Fonte:http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.htm

Consulta realizada em 13/08/2011



Discuta com os alunos:

- O que entenderam sobre o texto?

- Por que as brincadeiras mudaram?

- Será que as brincadeiras de antigamente eram melhores do que as de hoje? Por quê?



Para ampliar o tema sugerimos algumas atividades que podem ser desenvolvidas em casa:



1- Pesquisando com os familiares:




Com a curiosidade mais aguçada a respeito do tema, solicite uma pesquisa sobre brincadeiras antigas, tanto na internet, como com seus familiares. Para isso, peça que entrevistem os seus avós ou parentes mais velhos, perguntando se eles conhecem esta brincadeira e quando ela foi criada.





2- Pesquisando na internet:










A pesquisa da internet, acontecerá com o intuito de ampliar ainda mais os conhecimentos, para obtenção destes dados.








Por se tratar de uma pesquisa, não é possível dizer quais os sítios serão utilizados, porém seguem algumas sugestões:

http://brincadeirasdaqueletempo.blogspot.com/2008/06/resgatando-brincadeiras.html

http://educaja.com.br/2009/03/resgatando-brincadeiras.html

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm

Consulta realizada em 13/08/2011


4º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
TRABALHANDO COM O CÓDIGO ESCRITO
Professor, retome a atividade de casa e liste na lousa as brincadeiras que os pais ou avós dos alunos relataram e as brincadeiras das crianças hoje. Faça um quadro para dar mais visibilidade. Veja uma sugestão:



ANTES



PASSA ANEL
AMARELINHA
PETECA
ESCONDE ESCONDE
BARRA MANTEIGA
BOCA DE FORNO
PULAR CORDA
AGORA



JOGOS NO COMPUTADOS
BAKUGAN
BABY ALIVE
HOT WELLS
PLAY SATATION
COLHEITA FELIZ




Compare as brincadeiras de antigamente com as de hoje e a sua importância cultural, pois elas fazem parte de um tempo em que as pessoas conviviam mais em grupos e os ensinamentos eram passados por meio de conversas, ou seja, oralmente, somente há pouco tempo estas brincadeiras passaram a ter registros escritos e divulgados por meio de livros e revistas.

Posteriormente, convide-os para elegerem três (3) destas brincadeiras para brincarem no pátio da escola, em brincadeiras orientadas. Se possivel fotografe as brincadeiras entre eles.
Estas fotos, que poderão ser feitas pelos alunos que forem saindo da brincadeira, poderão ser impressas e registrar o trabalho desenvolvido com a turma.



5º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
ESCRITA CONTEXTUALIZADA E A ESCRITA ALFABÉTICA
Professor, a atividade a seguir pretende, ao contextualizar o que devem escrever, estimular a escrita e a criação de novas hipóteses de escrita, na tentativa da promoção da escrita alfabética.

PASSOS:

1- Relembre as brincadeiras vivenciadas no pátio.

2- Solicite que os alunos formem três (3) grupos. Cada grupo ficará responsável por uma brincadeira.

3- Assim como você fez com a brincadeira Escravos de Jó, que eles puderam ter contato com a letra da música e as regras, de forma escrita, solicite que façam com a brincadeira que o grupo ficou responsável.

4- Ao final, cada grupo deverá ilustrar e socializar com os colegas o material escrito.



6º MOMENTO – APROXIMADAMENTE 60 MINUTOS.
MUDANDO AS REGRAS
Agora que os alunos já conhecem bem algumas brincadeiras, solicite que escolham três novas brincadeiras, daquelas já listadas, para mudarem as regras. Eles farão isto com passos semelhantes aos da atividade anterior, escrevendo-as em grupo.

Depois, convide-os para voltarem ao pátio da escola e testarem se as mudanças ficaram boas. Para isso, o grupo explica e os demais executam.

Para este momento também seria interessante que os alunos levassem seus netbooks e fotografassem, com a diferença que o grupo que refez a regra é que fica responsável pelas fotos.

http://www.brasilescola.com/dia-das-criancas/resgatando-brincadeiras-antigas.

http://www.jogos.antigos.nom.br/artigos.asp

http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/do_fundo_do_bau.htm

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/cantigas-de-roda

Avaliação
Professor, a avaliação deve estar presente em todas as etapas do trabalho, desde a vivência das brincadeiras até a sistematização, pois é por meio da avaliação que teremos um feedback se conseguimos alcançar os objetivos que nortearam nosso trabalho.

Para isso, uma boa dica é observar se, no decorrer das aulas, participaram com entusiasmo, se a contextualização da leitura e da escrita foi um fator relevante para o incentivo de realizá-las e se conseguiram utilizar os conhecimentos adquiridos em momentos diferentes (como por exemplo, no horário do recreio).

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.