Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Brinquedos do Tempo da Vovó - Plano de aula - educação Física

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer brinquedos usados antigamente pelas crianças.

Duração das atividades
2 horas-aula

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de se trabalhar conhecimentos previamente.

Estratégias e recursos da aula


PRÁTICA SOCIAL INICIAL

Nos dias atuais existe uma infinidade de brinquedos desde bonecas que se comportam como bebês a carrinhos que realizam diversos tipos de movimentos radicais, sem contar com os inúmeros jogos de videogame entre outras coisas. Vocês sabiam que papais e mamães índios faziam para seus filhos brinquedos como arco e flecha, petecas, bolas e bonecos de barro cozido. Depois, com a colonização do país pelos portugueses, surgiram pipas de papel, bodoques e dominós.

PROBLEMATIZAÇÃO

VOCÊ TROCARIA SEU BRINQUEDO FAVORITO...

GODELA.COM.BR Disponível em: http://www.godela.com.br/noticias/imgs/fpv-rc-racer-1.jpg acessada em 12/10/2009.

WIKI2BUY.COM.BR Disponível em: http://www.wiki2buy.com.br/images/5/50/Bonecas.jpg acessada em 12/10/2009.

...POR UM DO TEMPO DA VOVÓ?




INSTRUMENTALIZAÇÃO

Brincar significa mais do que simples divertimento, através do brinquedo a criança alivia ansiedades e o medo, cria e repete situações que vivenciou, expressa sentimenmtos de alegria, tristeza e até agressividade.

O brinquedo é importante para estimular fases do desenvolvimento que ainda estão por vir.

Atividade

1. Primeiramente vamos mostrar aos alunos imagens de alguns brinquedos usados por crianças antigamente.

2. Ao apresentar os brinquedos questione se alguém algum dia já teve contato com um desses brinquedos, através de quem?

BILBOQUÊ
FNAC.COM.BR Disponível em: http://www.fnac.com.br/Imagens/Produtos/6/4631_1_5.jpg acessada em 09/11/2009.

BOLINHA DE GUDE

OVERMUNDO.COM.BR http://www.overmundo.com.br/_banco/img/1193690022_02bolinha_de_gude.jpg acessada em 09/11/2009.

CARRINHO DE ROLIMÃ

MONICA.COM.BR disponível em: http://www.monica.com.br/revistas/brincade/images/rolima.gif acessada em 09/11/2009.

3. Peça para que em casa realize pesquisa com seus avós sobre os brinquedos que usavam na sua infância.

Hora da conversa:

Após os alunos terem conversado com um adulto sobre os brinquedos que utilizavam em sua infância questione seus alunos sobre:

1. Será que os brinquedos atuais são mais interessantes e divertidos que os de antigamente? Por quê?

2. Será que seus pais ou avós brincavam menos que você por terem em mãos menos inovações?

3. Se você pudesse voltar no tempo qual desses brinquedos gostaria de ter? Por quê?

4. Você já brincou com seus avós com seus brinquedos? O que eles acham?

Independente da geração em que nascemos os brinquedos são importantes para o nosso desenvolvimento, cada epoca terá um tipo de diversão mas todas com a mesma finalidade a de estimular e desenvolver fases de nossa vida.

Brincar é coisa séria

PORTAL DO PROFESSOR Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/2091/brincar.mp3 acessada em 13/10/2009.

ROTEIRO DE DISCUSSÃO

1. Você brinca com seus pais?

2. O que podemos desenvolver através da brincadeira?

3. Você sabia que brincar é coisa séria?

O brincar desenvolve a imaginação, brincando aprende-se coisas novas, descobre-se o mundo além de facilitar o desenvolvimento da personalidade, ajudar na formação do caráter e a ocupar o tempo ocioso.

A brincadeira é um exercício para o corpo e mente.

CATARSE

Brincar não é apenas uma forma de passar o tempo, pois através das brincadeiras conseguimos aprender a nos relacionar com os outros.

Brincando nos sociabilizamos, fazemos amigos, aprendemos a dividir e a respeitar os direitos dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo.

Quando brincamos estamos procurando sentido para nossa vida!

PRÁTICA SOCIAL FINAL

Podemos convidar as vovós para passar uma tarde recreativa com seus netos na escola. Podemos combinar com algumas delas para nos ensinar brincadeiras da sua infância, após as brincadeiras podemos organizar um chá com as vovós.

Vamos realizar um momento de brincadeira, monte um circuito com todos os brinquedos antigos que você possa dispor.

1. Os alunos deverão experimentar todas as atividades.

2. Para isso divida a turma em grupos de no máximo quatro alunos.

3. Use a quadra ou um espaço amplo da escola.

4. Disponha os brinquedos em estações.

5. Num primeiro momento deixe que os alunos brinquem livremente para terem contato com os brinquedos, num segundo momento a at ividade poderá ser orientada.

6. Coloque uma música animada de fundo para que a atividade se torne mais divertida.

Exemplo para circuito:

Estação 1 - Elástico

Estação 2 - Bolinha de Gude

Estação 3 - Pega-Varetas

Estação 4 - Cavalinho de Pau

Estação 5 - Cinco Marias

Estação 6 - Soldadinho de Chumbo

Estação 7 - Carrinho de Rolimã

Estação 8 - Jogo de Botão

Estação 9 - Bilboquê

Estação 10 - Pião

Estação 11 - Ioiô

Estação 12 - Corda

O professor poderá adequar seu circuito conforme suas possibilidades.


Recursos Educacionais
Nome Tipo
Brincar é coisa séria Áudio

Recursos Complementares
Veja esta aula sobre o Boliche divertido aqui no Portal do Professor em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5607 , cujo objetivos é: estimular a reutilização de materiais, que geralmente vão direto para o lixo, para construir brinquedos; refletir sobre o consumo excessivo de brinquedos que nem sempre são interessantes, divertidos e mais duráveis; experimentar o prazer em construir seu próprio brinquedo exercitando a criatividade, partilhando com os colegas as habilidades e dificuldades e ajudando o outro nesse processo de construção; conhecer e experimentar o jogo de boliche, que, muitas vezes, é restrito a um determinado público.


Avaliação
Pela participação nos momentos de conversa através dos argumentos apresentados e pela desenvoltura e colaboração na atividade prática.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.