Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Despertar a imaginação dos alunos por meio do conto infantil sobre o Bicho Papão, incentivar a leitura por meio das histórias em quadrinhos e desenvolver a expressão e comunicação dos alunos por meio do teatro.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Aula 01:
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre seus medos, os contos e lendas sobre bicho papão, homem do saco, boi da cara preta, enfim os medos que assombram ou assombravam os alunos durante a infância.
Professor anote no quadro os títulos das histórias que os alunos indicarem.
Para relembrar um pouco dessas histórias o professor pode utilizar o áudio Quem tem medo do bicho papão? Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9494
Após a história questione os alunos sobre as lendas citadas durante a narração, relembrem canções de ninar que abordavam esses temas
Agora divida a turma em dois grupos: cada grupo receberá uma história.
Sugerimos as seguintes histórias:
Turma da Mônica em Os monstros da noite - http://www.monica.com.br/comics/noite/pag1.htm
Turma da Mônica em Um monstro embaixo da minha cama! - http://www.monica.com.br/comics/monster/pag1.htm
Após a leitura das histórias o professor deverá questionar os alunos os seguintes aspectos:
- quantos e quais são os personagens da história
- onde se passa a história
- qual o enredo da história
- qual a moral da história
- em que época é retratada a história (atual ou antiga)
- quais elementos estão presentes no cenário
Atenção professor!
Durante o debate instigue os alunos a perceber como se cria uma história: com personagens, cenários, figurinos, um enredo com começo, meio e fim, e a moral da história. Esse exercício servirá de base para que os grupos escrevam uma peça de teatro.
Aula 02: Construção
Agora que a turma já sabe como criar uma narrativa é hora dos grupos se reunirem e criarem uma história baseada nos medos e contos indicados pelos alunos no início da aula.
O professor deverá orientar os grupos de tal forma que todos os alunos participem da atividade, isto é, para apresentar uma peça de teatro são necessárias algumas funções: escritor, roteirista, diretor, personagens, cenário, figurinista, maquiador, narrador, etc.
Atenção professor! Em Recursos Complementares indicamos alguns sites que podem auxiliar os alunos durante a criação da peça e escolha das funções.
Sendo assim, os alunos deverão escolher a função que mais lhe agrada, para contribuir da melhor forma possível para o desenvolvimento da atividade (respeitando os colegas e opiniões, contribuir para o trabalho em equipe, organização, responsabilidade, criatividade, desenvolver o senso crítico, etc).
Atenção Professor! Solicite à turma que traga algumas sucatas para ajudar na construção do cenário, no figurino dos personagens, etc. Reserve uma aula para construção do roteiro, cenário e figurino.
No teatro grego os atores utilizavam apenas máscaras como figurino, sendo assim os alunos podem criar suas máscaras de acordo com o seu personagem.
No site http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/beatriz/mascara.html estão disponíveis algumas orientações para criar uma máscara com papel, cola, balão e tintas.
Curiosidades
Professor indique a leitura do site http://www.amigodaalma.com.br/conteudo/artigos/mascaras.htm para que os alunos conheçam um pouco mais sobre o uso de máscaras.
Aula 03: Ensaio geral!
Os alunos deverão fazer o último ensaio geral onde o professor deverá orientá-los sobre a postura, entonação da voz, expressão corporal, exploração do cenário etc.
Aula 04: Apresentação!
Professor reserve o anfiteatro da escola ou prepare uma sala para as apresentações, convide a comunidade escolar e a cada apresentação o narrador de cada peça deverá informar ao público o título da peça e um breve resumo da história.
Após as apresentações os alunos deverão fazer um texto informando qual foi a sua função na peça, quais as dificuldades encontradas, se gostou de participar da atividade, o que aprendeu e em qual função gostaria de participar na próxima atividade.
Recursos Complementares
Turma da Mônica em Um monstro embaixo da minha cama! -http://www.monica.com.br/comics/monster/pag1.htm
Turma da Mônica em Os monstros da noite: http://www.monica.com.br/comics/noite/pag1.htm Glossário de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroglossario.html
Como escrever um peça de teatro: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatroscript.html
Como montar um cenário: http://www.cobra.pages.nom.br/ecp-teatrocenario.html
Avaliação
O professor deverá construir junto com a turma os critérios e habilidades a serem avaliados durante a aprendizagem, pois assim os alunos ficarão cientes da forma como serão avaliados. Durante o processo o professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade.
Para avaliar essas atividades sugerimos alguns critérios em Estratégias da Aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário