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segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Cantigas de roda - plano de aula

Dados da Aula


  • O que o aluno poderá aprender com esta aula
    - Conhecer e vivenciar cantigas de roda.
    - Praticar algumas cantigas coreografadas.



  • Duração das atividades
    3 horas-aula



  • Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Canções folclóricas.



  • Estratégias e recursos da aula

  • PRÁTICA SOCIAL INICIAL

    Antigamente via-se muito crianças brincando de roda, hoje em dia esta prática está meio esquecida.

    Cantigas de roda, cirandas ou brincadeiras de roda são brincadeiras infantis, onde de mãos dadas cantamos melodias folclóricas, onde executamos ou não coreografias acerca da música.

  • PROBLEMATIZAÇÃO

    WEBSMED.PORTOALEGRE.RS.GOV.BR Disponível em: http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/biblio/2008/leitura/imagem/jovens.jpg acessada em 12/10/2009.

    - Por que cantiga de roda?

    - Você já brincou de roda? Vamos brincar?


  • INSTRUMENTALIZAÇÃO

    As cantigas de roda fortalecem elos afetivos e culturais, essa prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil devido as tecnologias existentes, é usada para entretenimento de crianças de todas as idades. As letra deve ser simples e fácil de memorizar, com rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.

    Atividade

    1. Converse com seus alunos sobre as cantigas de roda, apresentando a quem ainda não as conhecem.

    2. Peça para que em casa converse com seus pais e avós sobre como eram as cantigas de roda no seu tempo de escola, se também brincavam de roda quando estavam em casa, onde e com quem brincavam.

    3. Cada aluno deverá trazer anotado no caderno as respostas dos questionamentos feitos aos familiares e mais alguns exemplos de cantigas utilizadas pelos pais e avós.

    4. Os alunos divididos em equipes deverão observar as semelhanças nas respostas trazidas de casa.

    5. O professor coordenará um momento de conversa para que todos possam falar um pouco sobre sua pesquisa.

    6. O professor deverá realizar uma seleção das cantigas trazidas pelos alunos e separá-las para serem utilizadas na próxima aula.

    Muitas vezes as cantigas falam da vida dos animais, usando episódios fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa a história contada pela música, o que pode estimular a imaginação e a memória.

    Atividade

    1. Apresente algumas letras de cantigas de roda aos alunos e peça para que em forma de desenho registrem o que entenderam da música.

    Marcha Soldado

    Marcha Soldado
    Cabeça de Papel
    Se não marchar direito
    Vai preso pro quartel

    O quartel pegou fogo
    A polícia deu sinal
    Acuda acuda acuda
    A bandeira nacional




    MINGAUDIGITAL.COM.BR Disponível em: http://www.mingaudigital.com.br/Musicas/Imagens/Soldado.gif acessada em 12/10/2009.

    Sapo Jururu

    Sapo Jururu na beira do rio
    Quando o sapo grita, ó Maninha, diz que está com frio
    A mulher do sapo, é quem está la dentro
    Fazendo rendinha, ó Man inha, pro seu ca samento



    CANTINHO DA MEIGA.COM Disponível em: http://www.cantinhodameiga.com/sapinho.jpg acessada em 12/10/2009.

    O Cravo e a Rosa

    O Cravo brigou com a rosa
    Debaixo de uma sacada
    O Cravo ficou ferido
    E a Rosa despedaçada

    O Cravo ficou doente
    A Rosa foi visitar
    O Cravo teve um desmaio
    A Rosa pos-se a chorar



    MINGAUDIGITAL.COM.BR Disponível em: http://www.mingaudigital.com.br/Musicas/Imagens/Cravo.gif acessada em: 12/10/2009.

    2. Os desenhos podem ser fixados no mural da sala.

    Professor gente brasileira parte 03: Folguedos, danças e músicas samba de coco, siriá ludu e cururu

    PORTAL DO PROFESSOR Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/18047/prof_gente_brasileira_p03_folguedos_dancas_e_musicas_samba_de_coco_siria_ludu_e_cururu.mp3 acessada em: 12/10/2009.

    Roteiro de Discussão

    1. O que você entende por país musical?

    2. Como a música e dança podem fazer parte da nossa vida?

    3. O que a dança tem haver com as cantigas de roda?

    4. O que a dança de coco tem em comum com as cantigas de roda?

    Como nas cantigas de roda a dança do coco é realizada em ciranda (mãos dadas) utilizando o corpo como sendo o principal instrumento e suas letras falam de amor e paixão, assim como em algumas cantigas de roda.

    Proponha a turma a confecção de um caderno de cantigas de roda. Como aqueles que as crianças fazem sempre, onde o caderno passa de mão em mão e cada um assina com seus dados pessoais, mas desta vez, cada um deve acrescentar uma cantiga de roda diferente para a colega.

    CATARSE

    O ambiente da criança está mergulhado no som. Ainda bebê, brinca com sons, podemos dizer que sua comunicação é lúdica. As cantigas de roda fazem parte da infância e devem ser cultivadas na escola. As cantigas de roda estão estritamente relacionadas com a cultura popular brasileira.

    PRÁTICA SOCIAL FINAL

    Este momento deve ser usado para mostrar o que aprendemos até aqui, para torná-lo mais interessante e agradável vamos convidar alguns dos pais e avós de nossos alunos para que venham até a escola e nos ensinem como eram as cantigas de roda na sua infância, após a realização prática da atividade aproveite para comparar como eram e como estão as cantigas de rodas atuais.

    Questione a turma:

    1 - Como podemos resgatar a cultura popular em nosso bairro/comunidade?

    2 - Qual a importância desta atividade?

    3 - A cultura popular torna as pessoas mais próximas?


  • Recursos Educacionais
    Nome Tipo


  • Recursos Complementares
    QDIVERTIDO.COM.BR Disponível em: http://www.qdivertido.com.br/cantigas.php acessada em 12/10/2009. Site sobre cantigas de roda.

    CANTIGADERODA.COM Disponível em: http://www.cantigaderoda.com/ acessada em: 12/10/2009. Site sobre cantigas de roda, oferece letras, cifras e melodiasem arquivo mp3 ou midi das cantigas.


  • Avaliação
    Avaliação poderá ser realizada através da pesquisa realizada pelos alunos, produção de desenhos e participação nos momentos de discussão e atividades práticas.

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Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


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Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.