Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Trabalhando com Reciclagem

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de:
■Reconhecer a importância da reciclagem para a preservação dos recursos naturais e para a redução de lixo;
■Selecionar o lixo de acordo com os materiais.

Duração das atividades
3 horas/aula Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização das atividades, os alunos deverão ter conhecimentos sobre os tipos de lixos existentes: plástico, papel, metal, vidro e orgânico.
Estratégias e recursos da aula



Atividade 1: Que tipo de lixo pode ser reciclado?

Preparação do Ambiente: Para a realização dessa atividade serão utilizados objetos que exemplifiquem os tipos de lixo existentes, tais como:

■Garrafa plástica de água;

■Copo de vidro ;

■Folha de caderno;

■Latinha de refrigerante;

■Casca de banana, etc.

Obs.: Esses elementos poderão ser levados para a sala de aula tanto pelo professor como pelos alunos.

Inicialmente, sugere-se que o professor proponha os seguintes questionamentos aos alunos:
O que é lixo? Quais lixos são recicláveis? Quais lixos não são recicláveis? Em seguida, sugere-se ao docente relembrar com os alunos os tipos de lixo existentes. Para isso, serão utilizados os objetos descritos no campo “Preparação do Ambiente”. Convém ressaltar a importância da apresentação dos objetos um a um pelo professor, destacando a necessidade da separação do lixo para a reciclagem e preservação do meio ambiente.

Atividade 2: Separando o lixo

Após a conversa realizada na Atividade 1, propõe-se que o professor solicite aos alunos que se dividam em duplas e que construam uma tabela com tipos de lixo que eles conhecem, classificando-os em recicláveis e não recicláveis.

Exemplo da tabela:

LIXOS
RECICLÁVEIS NÃO-RECICLÁVEIS







Os alunos preencherão a tabela para separar os lixos que foram expostos, como também, os que eles conhecem. Algumas dúvidas podem surgir em relação a determinados tipos de lixo, tais como: será que todo tipo de lata (de tinta, de veneno, de refrigerante) é reciclável? Será que a pilha é reciclável? Alguns alunos podem achar que todo tipo de lata é reciclável, porém o professor deverá explicar que latas de conteúdo tóxico (como latas de tinta, de veneno ou de gasolina) não são recicláveis. Elas tem a possibilidade de deixar resíduos de produtos tóxicos que possam vir a ser prejudiciais à saúde caso sejam reciclados.

Atividade 3: Reciclar para reutilizar

Esse é o momento da apresentação das tabelas pelas duplas, onde o professor, junto com a turma, fará a discussão sobre as respostas dadas, sempre no intuito de estimular a curiosidade dos alunos em relação ao assunto abordado.

O professor deverá formalizar os aspectos estudados. Inicialmente, o professor poderá levantar uma discussão sobre a separação do lixo que os alunos poderiam fazer em suas residências. Em seguida, o professor poderá utilizar os objetos levados por ele ou pelos alunos, citando outros objetos utilizados em nosso cotidiano ou fazer desenhos na lousa que exemplifiquem cada tipo de lixo. Ao final desta atividade, é importante que o professor enfatize que os lixos recicláveis são aqueles que podem ser reutilizados após uma transformação química ou física, já os não recicláveis são aqueles que não podem ser reutilizados após uma transformação química ou física.

Após a discussão, os alunos poderão ver o vídeo "Programete: Criança Ecológica - Reciclagem", disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=ETHAkIkr8g4



A turma da criança ecológica salienta o porque devemos reciclar, especialmente nas grandes cidades.


Atividade 4: Jogo da Reciclagem

Jogo virtual para aprender a separar o lixo:

Endereço da animação/simulação (Jogo da Reciclagem): (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/9910). O plugin Adobe Shockwave Player é necessário para a utilização da animação/simulação proposta. Caso os computadores não o tenham, é possível fazer o download no link disponibilizado: http://get.adobe.com/br/shockwave/

O Jogo da Reciclagem é uma animação/simulação educativa onde o aluno terá que ajudar o ratinho (Riba) a separar o lixo. Na tela inicial aparecerão as instruções para utilizar o objeto educacional, assim como as imagens das cinco lixeiras com os seus respectivos lixos que aparecerão na animação/simulação.


O professor deverá explicar que a atividade será trabalhar uma animação/simulação, que consiste em um jogo educativo onde o aluno terá a possibilidade de separar o lixo colocando-o na lixeira correta. Logo após, ele deverá ler as instruções do jogo para os alunos. É importante que seja feita essa familiarização para o aluno sentir mais segurança quando for jogar.

Jogo da reciclagem
Esse é o momento em que o professor irá discutir com os alunos acerca da animação/simulação utilizada. Ele poderá levantar alguns questionamentos: já conheciam os tipos de lixos mostrados? O que mais lhe chamou atenção na animação/simulação? Sentiram alguma dificuldade? O professor deverá explicar aos alunos que nem todos os lixos que aparecem na animação/simulação são recicláveis, e dizer quais são recicláveis e quais não são recicláveis.

Logo após a discussão, o conceito de separação de lixo deve ser formalizado. Desta forma, o professor deve explicar que cada tipo de lixo tem sua lixeira de cor específica: o lixo plástico deve ser jogado na lixeira de cor vermelha; o lixo de papel deve ser jogado na lixeira de cor azul; o lixo de metal deve ser jogado na lixeira de cor amarela; o lixo de vidro deve ser jogado na lixeira de cor verde e o lixo orgânico deve ser jogado na lixeira de cor marrom. O professor pode ressaltar também que as cores das lixeiras são padronizadas internacionalmente.

Atividade 5: Vamos separar o lixo produzido em sala de aula?

Nesta atividade serão utilizados os seguintes materiais:

■05 (cinco) caixas de papelão médias (mais ou menos do tamanho de caixas de liquidificador);

■Tinta guache nas cores: vermelho, azul, amarelo, verde, marrom e preta;

■Pinceis médios;

■Cola branca;

■Tesoura sem ponta.

Sugere-se ao professor explicar que os alunos vão produzir as lixeiras e solicitar aos alunos para que, já divididos em equipes, sentem-se no chão da sala de aula. Logo depois, o professor deverá entregar a cada equipe os materiais para a realização da atividade e explicar que cada equipe ficará responsável por confeccionar 1 lixeira de determinada cor. O professor pode ainda nomear as equipes com as cinco cores das lixeiras. Por exemplo, a equipe vermelha ficará responsável por produzir a lixeira vermelha; a equipe azul pela lixeira azul e assim por diante.

COMO FAZER:

1.Remover as abas superiores com a tesoura sem ponta;

2.Colar a cartolina na caixa, de maneira que a envolva por completo, se uma cartolina não der, completar com um pedaço de outra. O fundo da caixa não precisa ser coberto;

3.Na face escolhida para ser a frente da lixeira, com o pincel e a tinta preta faça o desenho do símbolo de reciclagem:



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/imagens/reciclagem-64.gif

1.Depois de o desenho secar, com a tinta determinada para cada equipe (vermelho, azul, amarelo, verde ou marrom), pintar toda a caixa, contornando o desenho da reciclagem.

Sugere-se que o professor deixe os alunos trabalharem na construção das lixeiras para a sala de aula, onde o professor deve circular pela sala para dar alguma instrução em relação a produção. Ao terminarem de produzir, os alunos vão disponibilizar as lixeiras para serem usadas em sala de aula, colocando-as em um lugar escolhido por todos.

Recomenda-se que o professor reforce sobre a importância da coleta seletiva e diga que ela deve ser feita em todos os locais: em casa, na rua, na escola, etc. Ele também deverá acrescentar que existem pessoas que têm como profissão “catar lixo”, e quanto mais os lixos forem descartados corretamente, maior a possibilidade daquele lixo ser reaproveitado na reciclagem, o que preserva o meio ambiente.

Recursos Complementares
A seguir, alguns sites que contém os assuntos abordados nas atividades e que podem auxiliar o professor no desenvolvimento das mesmas, como também nos questionamentos feitos pelos alunos:

http://www.ecologiaonline.com/lixeiras-coloridas-facilitam-a-coleta-seletiva/ – Aborda a padronização das cores das lixeiras;

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15395 – Contém um vídeo sobre a coleta seletiva;

http://www.appaprado.org/AppaInformacoesLixo.htm – Especifica o tempo de decomposição de determinados lixos;

http://www.lixo.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=136&Itemid=243 – Classifica alguns tipos lixos em recicláveis e não recicláveis;

http://arterabiscoseletras.blogspot.com/2010/09/jogo-corrida-ecologica.html – Jogo “Corrida Ecológica”, é um jogo que pode ser feito depois da realização das 3 atividades;

http://www.greencicla.com.br/reciclagem.asp – Dá dicas sobre reciclagem;

http://meioambienteportalprofessor.wordpress.com/ – Blog do Portal do Professor sobre o Meio Ambiente.


Avaliação
Na atividade 1, o professor poderá identificar se os alunos reconheceram quais lixos são recicláveis e quais não são recicláveis. Na atividade 2, sugere-se averiguar se os alunos aprenderam a relacionar as cores das lixeiras com seus determinados tipos de lixo. Na atividade 3, recomenda-se que o professor verifique se o alunos conseguiram compreender a importância da coleta seletiva para o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.