Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Atividades - portugues e matematica

INTENSIVO PORTUGUÊS E MATEMÁTICA

TEXTO: Meu Cajueiro

Aos treze anos de minha idade, e três da sua, separamo-nos, o meu cajueiro e eu. Embarco para o Maranhão, e ele fica. Na hora, porém, de deixar a casa, vou levar-lhe o meu adeus. Abraço-me ao seu tronco, aperto-o de encontro ao meu peito. A resina transparente e cheirosa corre-lhe do caule ferido. Na ponta do ramo mais alto abotoam os primeiros cachos de flores miúdas e arroxeadas, como pequeninas unhas de criança com frio.
__ Adeus, meu cajueiro. Até a volta!
Ele não diz nada, e eu me vou embora.
Da esquina da rua, olho ainda por cima da cerca, a sua folha mais alta, pequenino lenço verde, agitado em despedida. E estou em são Luís, homem-menino, lutando pela vida, enrijando o corpo no trabalho bruto e fortalecendo a alma no sofrimento, quando recebo uma comprida lata de folha acompanhando uma carta de minha mãe: “Receberas com esta uma pequena lata de doce de caju em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças”.
Humberto de Campos.


Vocabulário:

• enrijando: fortalecendo
• bruto: grosseiro



1- De que trata o texto?
R: De uma despedida e do amor do garoto pelo cajueiro.

2- Para onde foi o menino?
R: Para o Maranhão.

3- Por que o menino está triste?
R: O cajueiro era seu amigo e ele já sentia saudades.

4- A que o garoto compara a folha mais alta do cajueiro?
R: A um pequeno lenço verde acenando.

5- Escreve abaixo o trecho da carta que o garoto recebeu da mãe?
“Receberás com esta uma pequena lata de doce de caju em calda. São os primeiros cajus do teu cajueiro. São deliciosos, e ele te manda lembranças”.

6- Quem é o autor do texto?
R: Humberto Campos.

7- Como você pensa que o garoto ficou ao receber a carta de sua mãe?
R: Resposta pessoal.

VERBO

Conceito: Verbo é uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno da natureza.

Ex: O menino abriu o portão.
Fernando estava doente.
Nevou em São Joaquim.

Abriu: exprime uma ação.
Estava: exprime um estado.
Nevou: exprime um fato, um fenomerno da natureza.


TEXTO: Ontem, hoje e amanhã


O ontem é o passado.
O hoje é o presente.
O amanhã é o futuro.
Que sempe temos em mente.

Todos dão as mãos.
Para os tempos do verbo formar.
Vamos aprender tudo, tudo.
Começando pelo verbo amar.

Eu amei, eu amo, eu amarei.
São os tempos que aprendi.
E agora vai o meu conselho:
Amem os irmãos como a si.
Clélia Márcia.

1- Conjugue o verbo ESCREVER conforme se pede abaixo:

PRESENTE PASSADO PERFEITO FUTURO
Eu escrevo Eu escrevi Eu escreverei
Tu escreves Tu escreveste Tu escreverás
Ele escreve Ele escreveu Ele escreverá
Nós escrevemos Nós escrevemos Nós escreveremos
Vós escreveis Vós escrevestes Vós escrevereis
Eles escrevem Eles escreveram Eles escreverão



2- Observe o acróstico da palavra verbo, e em seguida faça um utilizando o seu nome:


Viajar
Estudar
Rir
Brincar
Ouvir



PONTUAÇÃO (. ? ! : __ )


Jogral da pontuação



• Sou um pinguinho legal,
Dou fim a um pensamento.
Meu nome é ponto final.
Estão me chamando...um momento.

? Sou muito curioso.
Tudo, tudo, quero saber.
Por isso sempre apareço,
No fim de perguntas, querem ver?

! Admiração, medo e espanto.
Alegria, dor e surpresa.
Sou o ponto de exclamação.
E na frase fico uma beleza!

: se alguém me perguntar.
Quem é você, seu Zezinho?
Eu sou os dois pontos:
Mostro que a fala está a caminho.

__ Sou um tracinho pequeno,
usado sempre em diálogos.
Indicar a fala de alguém
É bom, e eu não me calo.
Graça Batituci.



























PESQUISA EM DICIONÁRIO


TEXTO: Isso sim que é vida boa

Eu queria ser de circo.
Ai, que vida original!
Trabalhar todas as noites,
Divertindo o pessoal.
Os aplausos da platéia,
Toda aquela vibração,
Sempre novas gargalhadas,
Sempre mais animação!

Eu queria ser de circo,
Conhecer os bastidores,
Que a platéia nunca vê,
Ver de perto os domadores,
Dar comida ao chimpanzé,
Ver a cama do anão,
Ver as focas amestradas,
Ver a jaula do leão,
Ver a cara do palhaço,
Sem pintura e fantasia,
E ver se a mulher barbada
Faz a barba todo dia.

Lá no circo eu imagino,
Mal termina a função
Os artistas vão comer,
Sem pagar nenhum tostão,
A pipoca que quiserem,
Quanto for que os contente,
Um montão de algodão-doce
Guaraná e cachorro-quente.
Pedro Bandeira.



1- Pesquise no dicionário o significado ads palavras abaixo:

a) Original:
b) Vibração:
c) Bastidores:
d) Amestradas:
e) Função:


2- Que artistas aparecem no circo?

R: Domadores, anão, palhaço e mulher barbada.

3- Escreva o nome dos animais que aparecem no texto.
R: Chimpanzé, focas e leão.

4- Escreva uma palavra que rima com animação.
R: Vibração.

5- Copie do texto uma palavra:

• monossílaba: ser.

• dissílaba: vida.


• trissílaba: conhecer.

• polissílaba: gargalhadas.





































PORTUGUÊS

Raiozinho de Sol


Um raiozinho fugiu do sol e ficou escondido. Ele queria ver o que acontecia na floresta, quando acabava o dia.
Dentro da noite, o raiozinho parecia um Sol. Por isso os passarinhos não foram para os ninhos, as abelhas zumbiam sobre as flores e as formigas carregavam alimentos. Eles diziam cansados:
__ Que dia comprido! Não tem fim!
Quando amanheceu de verdade, as aves dormiam fora dos ninhos, as abelhas fora da colméia e as formigas no caminho do formigueiro.
O raiozinho viu que sua curiosidade havia atrapalhado a vida da floresta, não deixando os bichinhos descansarem.
Arrependido, voltou para o seu pai Sol.

Isa Ramos de Azevedo Souza


Responda de acordo com o texto:

1- Que motivo o raiozinho de sol tinha para fugir?
R:...................................................................................................................................................................................................................................................................................................





2- O que aconteceu, quando amanheceu de verdade:

a) Com os passarinhos?
.............................................................................................................................................................................................................................

b) Com as abelhas?
..............................................................................................................................................................................................................................

c) Com as formigas?
..............................................................................................................................................................................................................................

3- O que os animais diziam cansados?
.......................................................................................................................................................................................................................................................................................................

4- O que o raizinho de sol achou da própria curiosidade?
R:....................................................................................................................................................................................................................................................................................................

5- O fez então o raiozinho de sol?
R:...................................................................................................................................................................................................................................................................................................





1- Felipe gosta muito de brincar de adivinhações. Ele tem um álbum com 1 milhar, 7 centenas, 3 dezenas e 8 unidades de adivinhações.

a) Quantas adivinhações ele tem?

b) Sua irmã Fernanda tem a metade. Quantas adivinhas ela tem?

c) Quantas adivinhaçõpes faltam para Felipe completar 2 milhares?

d) SE Felipe retirar 4 centenas e 8 unidades de adivinhações de sua coleção com quantas ficará?

e) Se Felipe triplicar sua coleção com quantas adivinhas ficará?

f) Qual é a diferença de adivinhas entre Felipe e Fernanda?


2- Circule os números pares e faça um X nos números impares:

8 12 26 31 60 121 48 236


3- Ligue:

30
45
68 * Par
151 * ímpar
100
236
389
505

Para nunca mais esquecer:

• Todos os números terminados em 0,2,4,6 e 8 são pares.

• Todos os números terminados em 1,3,5,7 e 9 são impares.


























FAUNA

Fauna é o conjunto de animais de uma determinada região. Fauna do cerrado: lobo guará, seriema, jaguatirica, cascavel, etc.
Os animais herbívoros, como os coelhos, ratos, porco espinho, alimentam-se de vegetais. Eles necessitam de um espaço relativamente pequeno para procurar seu alimento, pois normalmente habitam um local onde ocorre em abundância sua alimentação.
Este local de alimentação será também o de sua reprodução. Esta característica da vida do animal em conjunto com a vegetação local é denominada habitat.
O habitat da jaguatirica, lobo guará, etc. apresenta-se bem diferente, pois sendo animais carnívoros, isto é, que se alimentam de carne, necessitarão percorrer uma área maior para encontrar sua alimentação. Estes animais predadores irão buscar sua alimentação no habitat dos coelhos, roedores, aves, etc. que são presas dos carnívoros.
O controle destas populações é natural, pois os animais se alimentam uns dos outros; portanto, o número de animais existentes numa determinada população é controlado por eles mesmos, havendo um equilíbrio biológico entre as espécies através do que denominamos cadeia alimentar.
Quando o homem interfere nessa cadeia, provoca alterações que denominamos desequilíbrio biológico.
Este desequilíbrio biológico ocorre quando uma determinada espécie entra em extinção, interrompendo a cadeia alimentar.


TRABALHANDO COM O TEXTO


1- O que significa a palavra FAUNA?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Que são animais herbívoros?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Dê alguns exemplos de animais herbívoros?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Que é um HABITAT?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________

5- Que são animais carnívoros?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________

6- O que significa a expressão CADEIA ALIMENTAR?
R:____________________________________________________________________________________________________________

7- O que é desequilíbrio ambiental e quando ele ocorre?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________


8- Encontre no CAÇA-PALAVRAS abaixo palavras referentes ao texto:


C A D E I A - A L I M E N T A R J N P R C
O N K W R J H K X C N R S O P F X A N S T
N I B G M C A R N Í V O R O S Q Z T V B G
T M U H E R B Í V O R O S M K G E U Q A G
R A O H A L I M E N T A Ç Ã O J D R F K P
O I W I P L T C D S R G U K K G O A S R H
L S K H T F A U N A G U F D H T J L M F R
E L T B W O T N D E S E Q U I L Í B R I O
Z P R E D A D O R E S X C V B H N H K R D
P O P U L A Ç Ã O M E R U Y O P L F S B Q

9- Na sua opinião, o que devemos fazer para preservar a fauna em nosso planeta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________


























Nenhum comentário:

Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.