Oi!

Oi!
Obrigada pela sua visita!!!

terça-feira, 31 de março de 2009

Texto fatiado



Texto embaralhado
Patrícia Cordeiro Sbrogio*
Objetivos
· Estruturar textos de forma coerente e coesa.
· Refletir sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e construção do sentido do texto.

Ponto de partida
Texto completo

Garoto linha dura
Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime.O pai chamou o Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima idéia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: - Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? - e, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.Diante disso, Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou:- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.- Você tem certeza?- Juro.Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas - quando o pai fez ameaça - Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo, rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha idéias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:- Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender à porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.
(Stanislaw Ponte Preta, Dois amigos e um chato. São Paulo, Moderna, 1995.)


Texto embaralhado
É necessário xerocar o texto em uma folha mais resistente do que a sulfite, depois é preciso recortar e montar um jogo para cada dupla ou trio da turma. Coloque os pedacinhos de texto em um envelope.

Garoto linha dura

Na hora em que o jantar ia para a mesa, o pai tentou de novo: - Pedrinho, quem foi que quebrou a vidraça, meu filho? - e, ante a negativa reiterada do filho, apelou: - Meu filhinho, pode dizer quem foi que eu prometo não castigar você.

Quando o pai chegou, perguntou à mulher quem quebrara o vidro e a mulher disse que foi o Pedrinho, mas que o menino estava com medo de ser castigado, razão pela qual ela temia que a criança não confessasse o seu crime.

O pai chamou o Pedrinho e perguntou: - Quem quebrou o vidro, meu filho?

Papai, esse menino do vizinho é um subversivo desgraçado. Não pergunte nada a ele não. Quando ele vier atender à porta, o senhor vai logo tacando a mão nele.

Terminado o jantar o pai pegou o filho pela mão e, já chateadíssimo, rumou para a casa do vizinho. Foi aí que Pedrinho provou que tinha idéias revolucionárias. Virou-se para o pai e aconselhou:

- Diante disso, Pedrinho, com a maior cara-de-pau, pigarreou e lascou:

- Quem quebrou foi o garoto do vizinho.

- Juro.

- Pedrinho balançou a cabeça e respondeu que não tinha a mínima idéia. O pai achou que o menino estava ainda sob o impacto do nervosismo e resolveu deixar para depois.

Aí o pai se queimou e disse que, acabado o jantar, os dois iriam ao vizinho esclarecer tudo. Pedrinho concordou que era a melhor solução e jantou sem dar a menor mostra de remorso. Apenas - quando o pai fez ameaça - Pedrinho pensou um pouquinho e depois concordou.

Deu-se que o Pedrinho estava jogando bola no jardim e, ao emendar a bola de bico por cima do travessão, a dita foi de contra a uma vidraça e despedaçou tudo. Pedrinho botou a bola debaixo do braço e sumiu até a hora do jantar, com medo de ser espinafrado pelo pai.

- Você tem certeza?

Estratégias
1) Organizar os alunos em duplas ou trios e entregar um envelope com texto embaralhado para cada grupo. Em seguida, oriente os alunos sobre a importância de observar atentamente cada parágrafo antes de montar o texto. Durante a realização da tarefa, observe as hipóteses levantadas pelos alunos para no momento da correção retomar dúvidas quanto à coesão e sentido do texto.

2) Realizar a correção oralmente e anotar na lousa as hipóteses e dúvidas da turma. Em seguida, entregue um texto completo para cada grupo e deixe que façam as correções e compreendam as escolhas do autor.

3) Retomar estudo sobre coesão e uso dos sinais de pontuação para construção dos sentidos do texto a partir do desempenho da turma.

Comentários
Após a montagem do texto, seria interessante propor algumas questões de interpretação e sugerir que os alunos continuassem o texto mostrando o que aconteceu quando o vizinho abriu a porta.

*Patrícia Cordeiro Sbrogio é formada em Letras pela Universidade de São Paulo e é professora de Língua Portuguesa na rede particular de ensino do Estado de São Paulo

quinta-feira, 19 de março de 2009

Eu pedi a Deus

Eu pedi a DeusEu pedi a Deus que tirasse meu orgulho.
E Deus disse não!Não Lhe cabia tirá-lo, mas a mim deixá-lo...
Eu pedi a Deus que me desse paciência.
E Deus disse não!Ele disse que a paciência nasce das atribulações;Ela não é concedida, é merecida...
Eu pedi a Deus que me concedesse felicidade.
E Deus disse não!Ele disse que me daria Suas bênçãos;A felicidade viria de mim mesmo...
Eu pedi a Deus que me poupasse do sofrimento.
E Deus disse não!Ele disse que a dor afasta-me das ilusões da vida e leva-me para mais perto d'Ele...
Eu pedi a Deus que me fizesse crescer minha vida espiritual.
E Deus disse não!Ele me disse que eu deveria crescer sozinho,mas Ele vai podar-me como um ramo, para que produza frutos...
Eu perguntei a Deus se Ele me ama.
E Deus disse sim!Ele deu-me Seu Único Filho, que morreu por mim E quer-me um dia no céu, pela minha Fé...
Então, pedi a Deus que me ajudasse a amar os outros como Ele me ama.
E Deus disse:
"Finalmente compreendeste"

Mãe: criação de DEUS

Deus cria a Mãe
Angeles Mastretta
Deus chamou o seu anjo mais querido e lhe apresentou o modelo de Mãe.
O anjo não gostou do que viu:
- O senhor tem trabalhado muitas horas extras, já não sabe mais o que está fazendo -Disse o anjo.Olha só!Beijo especial que cura qualquer doença, três pares de mãos para cozinhar, lavar, passar, acariciar, segurar, limpar.!
- O problema não são as mãos.- Respondeu Deus.São os três pares de olhos que precisei colocar:Um que permita ver seu filho através de portas fechadas e proteje-los de janela abertas.Outro para mostrar severidade na hora de dar educação sólida.E o terceiro para ficar constantimente demostrando amor,ternura apesar de todo o trabalho que ela terá.!
O anjo examinou o modelo de mãe com mais cuidado:
-E isso aqui, o que é?- Um dispositivo de autocura.Ela não terá tempo de ficar doente, vai ter que cuidar do marido, dos filhos, da casa.- Acho melhor o senhor descansar um pouco-disse o anjo.
- E depois voltar ao normal, com dois braços, um par de olhos etc.
Deus achou que ele tinha razão.
Depois de descansar, transformou a mãe numa mulher normal.
Mas alertou o anjo:- Precisei colocar nela uma vontade tão grande,que se sentirá com seis braços, três pares de olhos ,sistema de autocura.Ou não será capaz de dar conta da tarefa.
O anjo examinou-a de perto.
Desta vez, em sua opinão, Deus tinha acertado.
De repente, notou uma falha:Ela está vasando.Acho que o senhor,de novo,colocou muita coisa neste modelo.
Não é vasamento. Chama-se lágrima.
Serve para que?
Para: alegria, tristeza, desapontamento, dor, orgulho, entusiasmo.
- O senhor é um gênio!- Disse o anjo.Era justamente o que estava faltando para o modelo completo.
Deus, com com um ar sombrio, respondeu:- Não fui eu quem colocou.
Quando eu juntei as peças, a lágrima apareceu.
Mesmo assim, o anjo deu parabéns ao todo poderoso, e as Mães foram criadas.

Obrigada, Mãe

Mãe

Pedacinhos de vidro, vidros coloridos multicores numa grande profusão às vezes excêntrico espalhada muitas vezes perdidos…
Pedacinhos, não valorizados não recolhidos… Mas quando mão habilidosa, mão de Fada, mão de Amor, mão de Gratidão…
Vai juntando, pedacinho por pedacinho com Paciência, Carinho… Vai se organizando, vai tomando forma, aparecendo em lindo vitrô.
Vitrô colorido, que o Sol faz Brilhar enchendo a Pupila de Luz a Alma de Encanto Coração de Amor!

OBRIGADA, PAI

Obrigado, pai Pela vida!
Pela coberta que me aquece
Pelo teto que me abriga
Por tua presença amiga
Obrigado, pai
Pelos doces
Pelos presentes,
Pelos passeios na praça
Obrigado, pai
Pelo suor na fronte
E pelos braços cansados
No final da jornada
Para que nada me faltasse
Obrigado, pai
Pelas noites em claro
Quando o dinheiro não deu
E mesmo assim,Nunca nos abandonaste
Porque me castigaste
Quando eu estava errado
E por tentar me mostrar
O caminho da verdade
Obrigado, pai
Por tantas vezes que abdicaste
Teus sonhos para realizar os meus
E abriste mão das tuas vontades
Para realizar meus caprichos.
Obrigado, pai
Porque tu existes!
Porque és meu pai,
E porque toda tarde,voltas pra casa.

terça-feira, 17 de março de 2009

SORVETE COM FRUTAS

INGREDIENTES:
1 PORÇÃO DE SALADA DE FRUTAS (DE SUA PREFERÊNCIA); COBERTURA DE MORANGO PARA SORVETE; SORVETE NO SABOR DE SUA PREFERÊNCIA.


MODO DE PREPARO:COLOQUE EM UMA TAÇA A SALADA DE FRUTAS, REGUE COM UM POUCO DE COBERTURA DE MORANGO. POR CIMA DISPONHA 1 BOLA GRANDE DE SORVETE. POR CIMA, MAIS COBERTURA DE MORANGO.

Palmada não educa
















domingo, 15 de março de 2009

ESPECIALMENTE PRO MEU MARIDO

VC AINDA SE LEMBRA, DO 1º BEIJO?

Conheça os 30 beijos do Kama Sutra

O beijo por si só é uma arte e o Kama sutra reconhece seu poder


O beijo por si só é uma arte e o Kama Sutra reconhece seu poder para expressar sentimentos, emoções e paixões. Por isso, no livro há descrição com detalhes dos beijos e ocasiões em que cada um dos tipos de beijo devem ser usados.



O ato de beijar combina três sentidos: o paladar, o tato e o olfato. ~


Se cada sentido, separadamente, é capaz de produzir uma forte reação emocional, os três juntos podem transportar a pessoa para o "sétimo céu".


Os beijos podem ir desde um contato fugaz, como um atrito inesperado, até uma fusão de dois corpos por meio dos lábios. Nos dois extremos, existem numerosas variações, ainda que muitas pessoas descuidem desta habilidade que, como todas, está sujeita às leis de aprendizagem: constância, criatividade e paciência.Segundo o Kama Sutra, os 30 tipos de beijos são:


1. Beijo de ladoQuando as cabeças das duas pessoas se inclinam em direções opostas e o beijo é produzido nessa postura.Essa é uma das formas mais comuns de se beijar e a preferida dos filmes. As cabeças inclinadas permitem um melhor contato dos lábios e uma penetração profunda da língua. É um modo excelente de começar um encontro amoroso apaixonado e também um modo de estimular a paixão entre o casal.


2. Beijo inclinadoQuando um dos dois coloca a cabeça para trás e a outra pessoa, que a segura pelo queixo, a beija. A doçura e o afeto são as emoções principais que são transmitidas com esse beijo. Um beijo desse tipo é apropriado para as preliminares, quando se prefere fazer sexo com lentidão e de frente.


3. Beijo direto Quando os lábios dos dois se unem diretamente e se chupam como se fossem uma fruta madura. É um tipo de beijo em que o importante é que além de serem chupados, os lábios sejam mordiscados e levemente acariciados com a língua. É um beijo tranqüilo e demorado, que pode expressar uma forte paixão e que excita muitas pessoas mais do que o beijo de língua.


4. Beijo pressão Os lábios se pressionam fortemente com a boca fechada. É um beijo para iniciar a relação ou para terminá-la, não convém mantê-lo por muito tempo. Os dentes se cravam na parte interior dos lábios e pode sair sangue.


5. Beijo superior Quando um dos dois pega o lábio superior com seus dentes e o outro devolve o "carinho" beijando-lhe o lábio inferior. Na descrição deste beijo fala-se que uma pessoa do casal deve tomar a iniciativa e o outro se limita a correspondê-la. Uma possível razão para isso é que o Kama Sutra foi escrito para homens ativos e mulheres passivas. Mas, nos casais atuais, cada um deve ser o mais criativo possível e deixar que a imaginação se expresse como ela é, e não se limite a responder a iniciativa do outro.


6. Beijo broche Quando um dos dois se prende aos lábios de seu amante, isso é chamado de beijo broche. E se o que realiza o beijo toca seus dentes, a gengiva ou o céu da boca com a língua, esse beijo chama-se "luta de língua"


.7. Beijo palpitanteQuando um dos dois deposita sobre os lábios milhares de beijos bem pequenos percorrendo toda a boca e as comissuras (junção dos lábios).


8. Beijo contato Quando se toca ligeiramente com a língua a boca do outro e faz apenas contato com os lábios.


9. Beijo para acender a chama É o beijo na comissura (junção) dos lábios que costuma ser dado no meio da noite para incendiar a paixão.


10. Beijo para distrair O beijo ideal para quando vocês estiverem assistindo a algo na televisão e a pessoa quer chamar a atenção do parceiro com seus beijos. Para começar, lembre-se de que nem todos os beijos precisam ser na boca. Segundo o Kama Sutra, outros lugares recomendados para iniciar a "batalha" são: a testa, os olhos, as bochechas, o peito, os seios, a zona abaixo da boca, a cabeça, a nuca e o pescoço junto com a clavícula.


11. Beijo nominal Quando um dos dois se limita a tocar a boca do outro, depois de beijá-la, com os dedos.


12. Beijo com os cílios Quando se percorre os lábios ou o rosto do outro e se acariciam os cílios com beijos.


13. Beijo com um dedoQuando o amante percorre a boca da amada por dentro e por fora com um dedo.


14. Beijo com dois dedos Quando o amante fecha dois dedos, molha-os ligeiramente nos lábios da amada e faz uma pressão sobre sua boca.


15. Beijo que desperta O beijo que se dá nas têmporas, próximo da raiz do cabelo, quando o outro está dormindo, para despertá-lo com suavidade.


16. Beijo que demonstra Costumam ser dados à noite e em lugares públicos. Um dos dois se aproxima do outro e o beija suavemente na mão ou no pescoço.


17. Beijo da lembrançaÉ dado quando os amantes estão descansando após a satisfação sexual e um dos dois coloca a cabeça sobre a coxa do outro e deixa-a cair, como se estivesse com sono, beijando-lhe na coxa ou nos dedos do pé.


18. Beijo transferidoEsse beijo ocorre quando o amante, na presença da amada, beija alguém que esteja próximo dele no rosto, ou mesmo alguma foto ou qualquer outra coisa, olhando para ela como se o beijo fosse para a parceira.


19. Beijo chorosoÉ produzido quando um dos dois sente tanta falta do outro, que na ausência do outro beija seu retrato.


20. Beijo viajante Ainda que pareça que os beijos sempre costumam se centralizar na boca, colocar os lábios em outras partes do corpo é uma forma de excitação garantida.


21. Beijo no peitoOs beijos mais efetivos nos seios são os que se aplicam primeiro com os lábios, suavemente e com um pouco de saliva. Depois, intensifica-se a pressão e, se a parceira o deseja e gosta desse tipo de beijo, pode-se pegar os seios com os dentes e pressionar ligeiramente. Algumas pessoas preferem sentir um pouco de dor nos seios quando estão prestes a ter um orgasmo.


22. Beijo sem pressaA chave é prestar total atenção no corpo do outro. Quanto mais controle você tiver e mais se concentrar em acariciar e beijar cada canto do corpo, mais intensa será a sensação de prazer para ambos.Onde há amor, há dorSegundo a tradição erótica da Índia, a mordida é um elemento muito importante e o Kama Sutra dá uma boa lista de mordidas com toda riqueza de detalhes.As mordidas costumam ser dadas em quase todas as partes do corpo e vão desde a mordida brincalhona, mais provocadora que erótica, até o forte apertão com os dentes que costuma ser dado no calor da paixão e faz com que os orgasmos sejam mais duradouros. No entanto, muitos costumam evitar este último tipo de mordida, porque é difícil de controlar e costuma deixar marcas muito evidentes. Também porque durante o orgasmo as mandíbulas podem sofrer um espasmo e fechar com força, o que pode ocasionar feridas.


As mordidas recomendadas pelo Kama Sutra são:


23. Mordida de JavaliO rastro que deixa na pele são como filas indianas, muito próximas umas das outras e com intervalos vermelhos como as pegadas que costumam ser deixadas pelos javalis no barro. É uma mordida que costuma ser feita no ombro.


24. A nuvem quebradaConsiste em levantamentos desiguais da pele em círculo, produzidos pelos espaços que há entre os dentes. O Kama Sutra especifica que este tipo de mordida deve ser feita no peito.


25. Mordida escondida É a mordida que só deixa uma intensa marca vermelha e que deve ser dada no lábio inferior.


26. Mordida clássicaQuando se pega com os dentes uma grande quantidade de pele.


27. O ponto Quando se pega com os dentes uma pequena quantidade de pele de tal maneira que só fique uma marca como um ponto vermelho.


28. A linha dos pontosQuando essa pequena porção de pele é mordida com todos os dentes e todos eles deixam sua marca. Deve ser dada na testa ou na coxa.


29. O coral e a jóia É a mordida que resulta da junção dos dentes e dos lábios. Os lábios são o coral e os dentes são a jóia.


30. A linha de jóias Quando se dá uma mordida com todos os dentes.

Homenagem ao meu Marido

O bom marido nunca deve ser o primeiro a adormecer à noite, nem o último a acordar pela manhã.
Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena!







Amor não é se envolver com a pessoa perfeita,aquela dos nossos sonhos.Não existem príncipes nem princesas.Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos.O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.


Significado do Beijo
sb_id = "863";
sb_services="favoritos, email, google, live, ueba, delicious, blogblogs-bookmarks, rec6, technorati, digg, linkto, twitter, mais";

1
2
3
4
5
(294 votos)
1.. Beijo na mão..! ..Eu te adoro
2.. Beijo na bochecha....Eu só quero ser um amigo
3.. Beijo no pescoço....Eu te quero
4.. Beijo nos lábios....Eu te amo
5.. Beijo nas orelhas....Eu só estou fazendo joguinho
6.. Beijo em qualquer outro lugar....Não vamos nos deixar levar.
7.. Olhar nos olhos....Me beije
8.. Brincando com seu cabelo....Não posso viver sem você
9.. Mãos na sua cintura....Eu te amo demais pra te deixar ir embora
Os Três Passos:
1.. Garotas: Se algum cara fica fresco com você, dê um tapa nele.
2.. Garotos: "Se a garota te da um tapa beije-a”
3.. Garotos e garotas: Feche seus olhos quando beijarem é feio ficar olhando fixo.
Os Mandamentos:
1.. Você não deve apertar muito forte.
2.. Você não deve pedir por um beijo, simplesmente dê um.
3.. Você deve beijar a toda oportunidade.
Lembre-se:
Um beijo não é um beijo se for sem língua - AMOR beije-me







IMportantes
















Familia e escola - dobradinha certeira

A participação da família e da escola na educação da criança.
A família e a escola formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir.
Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e jovens a um futuro melhor. O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem de forma que venha criar cidadãos críticos capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade.
Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos. Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes. Como sugestões seguem abaixo alguns deles: Família • Selecionar a escola baseado em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante de situações importantes;
• Dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando na escola;
• Cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e espontânea;
• Deixar o filho a resolver por si só determinados problemas que venham a surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização;
• Valorizar o contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados, podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu desempenho. Escola • Cumprir a proposta pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e atitudes do dia-a-dia;
• Propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do processo educativo;
• Receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas, esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de ajuda;
• Abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola;
• É de extrema importância que a escola mantenha professores e recursos atualizados, propiciando uma boa administração de forma que ofereça um ensino de qualidade para seus alunos. A parceria da família com a escola sempre será fundamental para o sucesso da educação de todo indivíduo. Portanto, pais e educadores necessitam ser grandes e fiéis companheiros nessa nobre caminhada da formação educacional do ser humano.
Por Elen Campos CaiadoGraduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola
Sugestões Pais e Professores - Educador - Brasil Escola

LIMITES DE APRENDIZAGEM

Cada criança possui seu próprio ritmo de aprendizagem.
Todo criança apresenta um ritmo único no processo de evolução. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar.
Da mesma forma que uma criança engatinha, fala, anda etc. precocemente ou tardiamente em relação uma das outras, no processo de aprendizagem ocorre o mesmo com o aluno.
Partindo desse pressuposto eis uma questão a refletir: Enquanto educador, qual seria o melhor caminho a seguir, para que esteja preparado para respeitar o ritmo da cada aluno e saber lidar com essa indiferença?
Ao se tratar de educação não existe receita pronta. Mas isto não significa que não existem caminhos que possam ser seguidos, de maneira que venha a contribuir para atuar em situações, em especial com o ritmo de aprendizado de cada indivíduo, independente da faixa etária.
Sugere-se como ponto de partida, a elaboração de um projeto de ensino que estabeleça como objetivo, atender todos os alunos, independente da capacidade que eles venham a apresentar. Ou seja, alunos lentos ou rápidos, alunos que tendem mais para o lado competitivo ou colaborativo, alunos oriundos de famílias estruturadas, desestruturadas, que apresentem necessidades especiais, entre outros.
Considerando a escola um ambiente em que todos devem ser tratados com igualdade, o ideal é que os alunos tenham as mesmas oportunidades, porém, essas podem ser aplicadas de forma diferenciada, dependendo do ritmo de cada um. O educador deve se conscientizar que o aluno é formado através das experiências que são vivenciadas por toda sua vida. O desenvolvimento do aluno tem uma forte ligação com o ambiente em que vive, sua relação cultural e principalmente a maneira como a família se relaciona com ele.
É fundamental ao professor o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, sendo extremamente necessário buscar estratégias que venham melhorar o desempenho daqueles que apresentam evolução mais lenta.
Ao trabalhar com uma turma composta por alunos que possuem diferentes ritmos de aprendizagem, professores que passaram por essa vivência tiveram resultados positivos a partir do instante que começaram a aplicar diversas atividades, de conteúdos diferentes ou iguais, na mesma turma, respeitando o tempo de cada criança.
Recomenda-se também a mudança da rotina diária, colocando os alunos para trabalharem em forma de grupo, dupla, individual, ambientes e atividades diferenciadas como laboratórios, teatros, quadra, jogos didáticos, dança, música, etc., variando conforme a necessidade, tornando a aula diferente e prazerosa. Vale ressaltar que a criatividade do professor é um dos pontos chaves para lidar com esse tipo de situação. Boa Sorte!
Por Elen Campos CaiadoGraduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola
Orientações - Educador - Brasil Escola

Tarefa de casa: ESSENCIAL

Como planejar uma atividade de casa com qualidade
A tarefa escolar que vai para casa, tem grande papel no desempenho escolar do aluno. Segundo pesquisas realizadas, a educação básica mostra que 43,2% dos estudantes que não tem uma rotina escolar, apresentam os piores desempenhos nos estudos. Com esta preocupação, a lição de casa tem sido alvo de reflexão ao se referir ao processo ensino - aprendizagem. Muitas vezes a lição de casa é feita apenas para preencher o tempo do aluno. E você educador? Elabora suas atividades de casa por elaborar ou busca estratégias e objetivos a atingir? O ideal é que as estratégias sejam bem definidas tornando os alunos capazes de fazerem a diferença, no sentido de consolidar os conteúdos apresentados em classe, de forma que tenham um bom desempenho na evolução da aprendizagem. Para que facilite a elaboração de lições de casa com estratégias e objetivos que irão propiciar um melhor aprendizado para o educando, sugere-se algumas dicas:
• Ter o planejamento como ponto de partida; • Planejar atividades desafiadoras; • Elaborar atividades que prendam a atenção dos alunos; • Definir os conteúdos pedagógicos, para que utilize estratégias específicas para um determinado conteúdo; • Buscar elaborar lições pensadas, ao invés de propor qualquer atividade apenas para ocupar o tempo do aluno em casa; • Elaborar situações - problema a todo instante; • Buscar sempre fazer uma abordagem da atividade que vai para casa, em sala de aula, apresentando as melhores fontes de pesquisas evitando que o aluno faça simplesmente uma cópia, bem como incentivar o raciocínio e ampliação de seus conhecimentos. • Sempre corrigir as atividades de casa, reservando um tempo significativo. Tal procedimento irá ajudar na construção das demais atividades, visto que poderão ser identificadas as dificuldades e necessidades dos alunos. • Além de propiciar atividades bem planejadas, o educando deve buscar estar sempre orientando os pais ou responsáveis de como proceder com o aluno neste momento tão importante para o desempenho escolar. • Ter consciência de que uma lição de casa deve levar o aluno a desenvolver importantes habilidades básicas, tendo como principais delas: 1. Ler e escrever. 2. Interpretar e analisar dados. 3. Comparar e sintetizar informações. 4. Pesquisar e resolver situações – problema. Boa sorte! Por Elen Campos Campos CaiadoGraduada em Fonoaudiologia e PedagogiaEquipe Brasil Escola
Orientações - Educador - Brasil Escola

PLano de aula - como fazer

O plano de aula é caracterizado pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como: • Dados de identificação do professor e da escola; • Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas; • Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; • Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; • Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos; • E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando. Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: • Adequação dos estímulos; • Especificação operacional; • Estrutura flexível; • Ordenação. Além de conter esses critérios, o plano de aula deve ser elaborado seguindo as fases da aprendizagem, ou seja, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.
Por Marco Aurélio da SilvaEquipe Brasil Escola
Orientações - Educador - Brasil Escola

Acordo ortografico

Após várias tentativas de se unificar a ortografia da língua portuguesa, a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012.
Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que tem o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
No entanto, não é necessário que haja aversão às alterações, pois são simples e fáceis de serem apreendidas! Além disso, há um prazo de adaptação que dá calmaria a todo processo de mudança! Para tanto, o Brasil Escola apoiará as novas regras e irá promover a atualização dos textos para que os internautas possam se sentir mais confortados e ambientados com esse novo jeito de escrever algumas palavras!
A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página. No entanto, não há prazo para que as repostas sejam enviadas, já que cada pergunta passará por análise da comissão de lexicografia e lexicologia.
O Brasil Escola também contará com um e-mail para que você possa enviar sua dúvida a respeito do novo acordo ortográfico: duvidasacordo@brasilescola.com. Teremos prazer em atendê-lo e nos comprometemos a responder o mais rápido possível!
Visite esta seção e tire todas as suas dúvidas de maneira rápida e objetiva, proporcionada por uma linguagem simples e prazerosa. Fique sabendo de todas as mudanças ortográficas significativas para o Brasil! É só clicar e informar-se!
Por Sabrina VilarinhoGraduada em LetrasEquipe Brasil Escola

Ortografia

AVIÃO
ARANHA
ASA
ARARA
AVIÃO
APITO
ANEL
ALUNO
AGORA
ABACAXI
ABA
AZEDO
AMARELO
ALINE
AVE
ADUBO
AULA

BALEIA
BARATA
BEBÊ
BALA
BOI
BÓIA
BIFE
BAÚ
BUZINA
BOLA
BALEIA
BOCA
BIGODE
BULE
BICO
BODE
BA- BE- BI- BO- BU- BÃO
CARACOL
CORUJA
CAVALO
COCO
CACO
CUECA
CABO
CUÍCA
CACAU
CUIA
CARAMUJO
CAPIM
CARETA
COIOTE
COLETE
CURUPIRA
CA - CO - CU - CÃO
DADO
DINOSSAURO
DOMINÓ
DEDO
DOZE
DOIS
DIA
DÓI
DOMADOR
DICA
DONO
DÚVIDA
DURO
DELEGADO
DETETIVE
DA– DE– DI– DO– DU-DÃO

ESCADA
ELEFANTE
EMA
ELA
ECO
EDUCADO
ELEITO
ERA
EIXO
ELO
EFEITO
ELE
ELOGIO
EDUARDO
ESCOVA
ESCOLA

FLOR
FELIPE
FOCA
FADA
FOGO
FUMAÇA
FEIO
FACA
FUBÁ
FOME
FIGO
FEIJÃO
FÁBULA
FARO
FÍGADO

FO- FA- FU- FE- FÃO- FI

GALINHA
GOIABA
GATO
GOMA
GOLA
GADO
GOIABADA
GORILA
GAIOLA
GULOSO
GURI
GOL
GAVETA
GO – GÃO- GU - GA

HELICÓPTERO
HORTA
HOMEM
HIAGO
HOJE
HINO
HORA
HERÓI
HOTEL
HÉLICE
HÁBITO
HIPOPÓTAMO
HORÁRIO
HUMANO
HISTÓRIA
HE- HU- HI- HA- HO

ÍNDIO
IMAGEM
IÇA
IZABELA
IATE
ÍMÃ
IDADE
IDÉIA
IDA
IGREJA
INATIVO
INIMIGO
IPÊ
IOGA

JANELA
JACARÉ
JACA
JILÓ
JÓIA
JEITO
JOGO
JIBÓIA
JABÁ
JIPE
JATO
JUDÔ
JAPONESA
JOGADA
JABUTI
JO- JA- JÃO- JI- JE- JU

LEÃO
LOBO
LATA
LAGOA
LOJA
LUA

LEITE
LIMÃO
LIMONADA
LARISSA
LUVA
LAMA
LEGUME
LU- LÃO- LA- LI- LE- LO
MILHO
MACACO
MALA
MEIA
MAMÃE
MOLA
MEL
MULA
MAMÃO
MOEDA
MOFO
MICO
MÃO
MENINA
MÁGICO
MA- MI- MO- MÃO- ME- MU

NAVIO

NABO
NOME
NUCA
NARIZ
NOVE
NOVELO
NAMORADO
NÃO
NAVE
NUA
NEVE
NAYARA
NUVEM
NE- NA- NU- NÃO- NI- NO

OVO
OVELHA
OSSO
ÓCULOS
OCA
OBA
OFICINA
OITO
OURO
ÓLEO
OPACO
OLHO
ORELHA
OITENTA

PATO
PIPA
PAPAI

PIANO
PICOLÉ
PULA
PIPOCA
PIÃO
PANELA

PACA
PEPINO
PAVÃO

PU- PE- PE- PI- PE- PÃO
QUEIJO
QUATRO
QUILO
QUEIMA
QUIABO
QUEIXO
QUITANDA
QUATI
QUOTA
QUINA
QUADRO
QUARENTA
QUINZE


QUA- QUI- QUÃO- QUE-QUO
RELÓGIO
RATO
RAPOSA
REI
RUA
RODA
RABO
RIO
RALO
REMÉDIO
REDE
RAIO
REMO
RÁDIO
RECADO
RUBI
RA- RU- RE- RI- RO- RÃO
SORVETE
SAPO
SAPATO
SOPA
SAIA
SEDE
SALA
SELO
SOFÁ
SINO
SACOLA
SUCO
SALADA
SAPECA
SEMANA
SI- SO- SA- SU- SE- SÃO

TREM
TUBARÃO
TAPETE
TIJOLO
TATU
TOMATE
TELEFONE
TIME
TUCANO
TITIO
TETO
TIA
TAPA
TELA
TU- TA- TI- TO- TE- TÃO

UVA
URSO
UM
UVA
URUBU
UMIDADE
ÚNICO
UNIDADE
URINA
USA



VACA
VERA
VIDA
VALETA
VOVÔ
VELA
VIÚVA
VIOLETA
VIOLA
VOTO
VAGA-LUME
VALA
VARETA
VOAR
VÔO

VU- VA- VÃO- VE- VI- VO

XÍCARA
XALE
AMEIXA
BAIXA
LIXA
PEIXE
FAXINA
LIXÃO
PAIXÃO
REMEXE
EIXO
LUXO
BEXIGA
COXA
ROXO

XE- XA- XU- XO- XI

ZEBRA
ZEBU
ZELO
ZONA
ZERO
ZENI
ZUNIDO
ZORRO
AMIZADE
DEZENA
AZEITE
BUZINA
DOZE
AZEITONA
BATIZADO
ZU- ZA- ZI- ZE- ZO- ZÃO

CH





CHAVE
CHICO
BOCHECHA
CHEIO
CHICÓRIA
CHAPÉU
ACHAR
CHUCHU
CHINELO
CHUVEIRO
CHUVA
CHOCALHO
BICHO
CHALEIRA
CHÁ
FICHA
CHUTEIRA
CHUPETA

CHA- CHI- CHE- CHU- CHO - CHÃO
LH

OVELHA
BOLHA
GALHO
ESPANTALHO
ROLHA
TRABALHA
BRILHA
ESPELHO
ESPALHA
OLHO
MOLHADO
CALHA
ASSOALHO
VERMELHO
COELHO
JOELHO
CHOCALHO
ALHO
LHA- LHI- LHE- LHU- LHO- LHÃO
NH
GALINHA
MINHOCA
LINHA
BANHO
RAINHA
NINHO
CAMINHÃO
GAFANHOTO
CAMINHO
PUNHO
ESPINHO
SONHO
RATINHO
ARANHA
UNHA
JUNHO
VIZINHO
COZINHA
NHA – NHE – NHI – NHO – NHU - NHÃO
GE , GI

GIRAFA
GEMA
GELADEIRA
RELÓGIO
GIRASSOL
ZOOLÓGICO
GILETE
MÁGICA
GIBI
PÁGINA
GELO
COLÉGIO
TIGELA
GINÁSTICA
GENTIL
LÓGICO
GELATINA

GUA , GUO

GUARDA-CHUVA
LÍNGUA
LINGUARUDO
GUARANÁ
GUARANI
ÁGUA
ÉGUA
RÉGUA
PARAGUAI
URUGUAI
AGUOU
AGUARDENTE
GUACHE
GUARDA
GUARDANAPO
ENXÁGUO
GUE, GUI
FOGUETE
ALUGUEL
CARANGUEIJO
AÇOUGUE
GUERREIRO
RÉGUA
APAGUE
FOGUEIRA
CHEGUEI
FORMIGUEIRO
GUERRA
GUILHERME
GUINDASTE
GUIDÃO
GUIRLANDA
GUINCHO
GUITARRA
ÁGUIA
SS


OSSO
PÊSSEGO
PÁSSARO
DEZESSEIS
PESSOA
VASSOURA
MASSA
TOSSE
NOSSO
PASSEIO
ASSOBIO
ASSADO
MISSA
PASSE
DISSE
PASSA
ASSA
BÚSSOLA
VANESSA
CE , CI

CENOURA
CIDADE
CÉU
CEBOLA
VOCÊ
CAPACETE
CIPÓ
MACIO
VACINA
SACI
CEREJA
CIANORTE
CEM
CIGANA
DOCE
CEREJA
Ç
CORAÇÃO
CARROÇA
CAÇA
ROÇA
FUMAÇA
PEDAÇO
AÇÚCAR
ESPAÇO
COLEÇÃO
EMOÇÃO
ANIMAÇÃO
MOÇA
TAÇA
ONÇA
PESCOÇO
ORAÇÃO
POÇO
PAÇOCA
ÇA – ÇU – ÇO - ÇÃO

ESTRELA
FESTA
ESCOLA
ESCOVA
ESPADA
FESTA
PASTA
MOSCA
LÁPIS
PESCADOR
CESTA
ESPELHO
CISNE
VESTIDO
ESCOLA
PESCA
LISTA
AS – US – IS – ES - OS

R NO INÍCIO DA PALAVRA

RÁDIO
RABO
REDE
RODA
REMO
ROMA
ROBÔ
ROUPA
RUA
ROEU
RODO
RIO
RAMO
REI
RIU
RUMO
RUDE
ROLA
RALO
RATO


RR
CARRO
BARRACA
BURRO
GARRAFA
FERRO
SORRISO
BARRIGA
JARRA
CORRIDA
MACARRÃO
VARRE
CERROTE
CORRE
TERRA
CARRETA
SERRA
MORRO
BURRO
SERROTE

R INTERVOCÁLICO


PIRULITO
CARA
VARA
GIRAFA
BURACO
AMARELO
CARETA
AREIA
MARIDO
FAROFA
GAROTA
URUBU
XAROPE
PERU
JACARÉ
CORUJA
MURO

R NO FINAL DE SÍLABAS

PORCO
URSO
COLAR
PORTA
CARTA
CALOR
LAR
SORVETE
PERTO
SORTE
MAR
FORTE
COMER
DOR
PERTO
CORTAR
ACORDAR
AR – OR – UR – IR - ER


QUA, QUO, QUÃO
AQUÁRIO
TAQUARA
QUALIDADE
QUATRO
QUADRO
QUATI
QUADRADO
AQUARELA
QUANTO
AQUOSO
QUANTO
ADEQUADO
QUADRA
QUARTA- FEIRA
QUARTEL
AQUARELA
QUARENTA

QUE , QUI

QUEIJO
LEQUE
CAQUI
QUIABO
MÁQUINA
QUEIXO
MOLEQUE
QUIETO
QUILO
AQUI
COQUEIRO
PEQUENO
PERIQUITO
BARQUINHO
TANQUE


L COM SOM DE U

CARACOL
PAPEL
MAL
BOLSA
AZUL
CARROSSEL
PULSO
MEL
SOL
CALÇA
FUTEBOL
ANEL
BOLSO
FILTRO
MIL
ALFACE
AL- EL- UL- IL- OL-

M NO FINAL DE SÍLABAS ( P E B)
BOMBOM
SOM
BOM
TEMPO
LIMPO
LÂMPADA
TAMBÉM
MARROM
SOMBRA
TAMBOR
PUDIM
BOMBEIRO
TAMPA
CEM
POMBA
BATOM
BOMBA
COMPRAR
LOMBADA
AM – OM – EM – IM- UM
N NO FINAL DE SÍLABAS

PENTE
MORANGO
ANJO
TINTA
PINCEL
VENTO
ONÇA
PLANTA
MENTIRA
DANÇAR
BRINCAR
ONZE
CINTO
DENTE
ELEFANTE
FONTE
MELANCIA
LARANJA
CANTAR
AN – ON – EN – UN – IN
PALAVRAS CONTENDO SINAL´
LÁPIS
FÁCIL
NÓS
É
LÍNGUA
VOVÓ

PICOLÉ
CHAPÉU
SAÍDA
TAMBÉM

SAÚDE
CÉU
AQUÁRIO
RÉGUA
BONÉ
PALAVRAS CONTENDO SINAL ~

PIÃO - PIÕES
CORAÇÃO - IRMÃO
PÃO - PÃES
LIMÃO - MANHÃ
MAMÃO - RÃ
LEÕES - LEÃO
TUBARÃO - MACARRÃO
CHÃO - ANÃO
VIOLÃO - PAVÃO
MÃE - SAPATÃO
BALÃO - AMANHÃ
MÃO - MÃOS
BOTÃO - BOTÕES
FEIJÃO - MAÇÃ
PIÃO - MAÇÃS
SABÃO - RÃS
IRMÃO - BALÕES
PALAVRAS CONTENDO SINAL ^

ÔNIBUS
VOCÊ
PÊSSEGO
VOVÔ
ÂNCORA
BEBÊ
FÔLEGO
MÊS
PÊLO
ESCÂNDALO
TÊNIS
PÊRA
PORTUGUÊS


BRUXA - CRACHÁ
BRASIL - CRAVO
BRAÇO - PRÉ
CRIANÇA - TREZE
TREZE - ZEBRA
FRUTAS - CROCODILO
FRIO - FRUTAS
FRANGO - BRINQUEDO
PREGO - CRIANÇA
PRATO - CRUZ
PRIMO - DRAGÃO
PRATA - GRUTA
TIGRE - PEDRA
ALEGRE - GRITO
LIVRO - BRINCO
GROSSO - GRÁFICA
GRILO - PRETO
MAGRO - FRACO
ESTRELA - FRIO

FLOR - FLAUTA
FLORESTA - FLECHA
FLORES - AFLITO
BLUSA - BLOCO
BÍBLIA - BLUSA
PLACA - PLENO
PLUMA - PLANETA
GLOBO - GLÓRIA
GLACÊ - IGLU
ATLETA - ATLAS
BICICLETA - CLIMA
CLASSE - CLARO
CLUBE - CLIENTE
FLANELA - PROBLEMA
PLANTA - CLÓVIS
CLARA - GLÓRIA
10
Z NO FINAL DAS PALAVRAS
DEZ
RAPAZ
FELIZ
GIZ
RAIZ
NOZ
CHAFARIZ
TENAZ
JUIZ
PAZ
NARIZ
VELOZ
ARROZ
CARTAZ
CAPUZ
VELOZ
AZ – EZ – UZ – IZ - OZ


S COM SOM DE Z

CASA
VASO
MESA
ROSA
CASACO
BESOURO
TESOURA
DESENHO
SORRISO
CAMISETA
ASA
RAPOSA
MÚSICA
VISITA
GASOLINA
LOUSA
PARAFUSO


X COM SOM DE CH

PEIXE
XÍCARA
XADREZ
XAMPU
BAIXO
AMEIXA
XALE
ABACAXI
BEXIGA
CAIXÃO
XAROPE
FAXINA
COXA
FAIXA
XERIFE
ROXO
LUXO

X CH

XÍCARA CHINELO
LIXO CACHORRO
CAIXÃO CHUVEIRO
PEIXE CHUPETA
ROXO CHOCOLATE
MEXER CHUVA
FAXINA FLECHA
XALE CHUCHU
LIXA CHAPA
LUXO CHEGAR
AMEIXA CHUCHU
BAIXO FICHA
PUXA CHÁ
FAIXA CHEGADA
BAIXO CHICOTE
XUXA CHAVEIRO


X COM SOM DE Z
EXEMPLO
EXISTE
EXAGEROU


X COM SOM DE CS
AXILA
TÁXI
BOXE


X COM SOM DE S
EXCLUSIVO
EXPOSIÇÃO
EXTERNO

Dificuldades Ortograficas

Sistema Solar

O SISTEMA SOLAR











O Sistema Solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteróides, cometas, meteoros entre outros. Todos estes corpos celestes são comandados pelo sol, giram em torno de dele.
O sol é a estrela mais próxima da Terra. As outras bilhões de estrelas que compõe o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.
Ao 8 planetas que fazem parte do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Importante lembra aqui, que até agosto de 2006 Plutão era considerado o nono planeta, desde então passou a ser classificado como planeta anão.
Com exceção da Terra todos os planetas tem nomes de deuses da mitologia grega e romana.
Mercúrio: é o planeta mais próximo do sol. Também destaca-se por ser muito quente.
Vênus: O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos!
Terra: O terceiro planeta a partir do sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, que é essencial à vida!
Marte: O quarto planeta a partir do sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor.
Júpiter: O quinto planeta a partir do sol. É o maior de todos os planetas!
Saturno: O sexto planeta a partir do sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formados por partículas de rocha e gelo. Também é o planta que possui o maior número de luas.
Urano: O sétimo planeta a partir do sol. E o único planeta que gira de lado!
Netuno: O oitavo planeta a partir do sol e o mais distante deles. Semelhante a Urano se destaca pela sua cor azulada!








As Borboletas


AS BORBOLETAS

As borboletas são malabaristas dos ares. Exibem cores vivas e profundas e são insetos de vida diurna, ao contrário das mariposas que possuem cores escuras e têm vida noturna.
Onde houver flores e árvores haverá borboletas e mariposas, que somam mais de 100 mil espécies.
Para o acasalamento a borboleta exala um cheiro característico que é percebido pelo macho. Em seguida a fêmea põe os ovos – no mínimo 60 – e então morre.
Os ovos são depositados em plantas que servem de alimento às larvas, embora algumas espécies se alimentem de frutos ou madeiras.
A larva cresce rapidamente iniciando seu processo de metamorfose.(Enciclopédia Conhecer Abril Cultural – SP – Vol XI

Estações do ano - Tempo

ESTAÇÕES DO ANO

Durante o ano acontecem quatro estações: primavera, verão, outono e inverno.
A PRIMAVERA é conhecida como estação das flores. Muitas plantas só dão flores na primavera. É a estação em que geralmente não é muito quente nem frio.
Na primavera e no verão, os dias são mais longos que as noites.
O VERÃO é a estação mais quente do ano.
No verão, normalmente as pessoas usam roupas leves e preferem bebidas geladas para se refrescar.
O OUTONO é conhecido como a estação dos frutos. Muitas plantas dão frutos no outono e algumas folhas caem. No outono, em geral é menos quente que no verão.
No outono e no inverno, os dias são mais curtos que as noites.
O INVERNO é a estação mais fria do ano.
Nos lugares mais frios, normalmente as pessoas usam roupas grossas e tomam bebidas quentes para se aquecer.
Em muitos países, as estações do ano são bem diferentes umas das outras.
No Brasil, não há muita diferença entre as estações. Aqui há frutas e flores o ano todo. Além disso, algumas regiões do Brasil são quentes o ano inteiro, como o Norte e o Nordeste, e o inverno é diferente do verão por causa das chuvas. Já na região Sul, o inverno é mesmo a estação mais fria.

Atividades manuais

Apresentação da Galera
Olha que prof charmosa é a Helo!!!

Cida- responsavel pela nossa alimentação



Livia - cansadissima


INCANSAVEIS PROFESSORAS




preparativos para a apresentação artistica





preocupação, atenção, mas tudo OK






Coclagem Maluca







Apresentação Musica: Planeta Agua








Colgem maluca










FAZENDO ARTE

Reciclando Materiais
Espaço Geografico - representação

Metamorfose - ciencias- lingua portuesa- redação- matematica


coordenação motora- papel picado



Maquete




atividades de artes
















MOstra cultural - Atividades de Artes
















Lingua Portuguesa


CHAPEUZINHO AMARELO
(Chico Buarque de Holanda)
Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa não aparecia.
Não subia escada
nem descia.
Não estava resfriada,
mas tossia.
Ouvia um conto de fada e estremecia.
Não brincava mais de nada,
Nem amarelinha.
Tinha medo de trovão.
Minhoca, pra ela, era cobra.
E nunca apanhava sol,
porque tinha medo de sombra.
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pe com medo de cair.
Então vivia parada, deitada,
mas sem dormir, com medo de ter pesadelo.

Estudo do texto
1) Dê outro título para a história?
2) Escreva alguns medos que a Chapeuzinho Amarelo tinha.
3) Qual destes medos lhe chamou mais a atenção? Por quê?
4) Comente a frase: “E nunca apanhava sol, porque tinha medo de sombra”.
5) Nossos sentimentos têm alguma relação com as cores? Explique como você entende isso.
Compare Chapeuzinho vermelho com Chapeuzinho Amarelo. Quais são as diferenças entre elas?










CHAPEUZINHO VERMELHO DE RAIVA
(Mario Prata)
- Senta aqui mais perto, Chapeuzinho. Fica mais pertinho da vovó, fica.
- Mas vovó, que olho vermelho... E grandão... Que que houve?
- Ah, minha netinha, estes olhos estão assim de tanto olhar pra você. Alias esta queimada, hein?
- Guarujá. Vovó. Passei o fim de semana lá. A senhora não me leve a mal, não, mas a senhora esta com um nariz tão grande, mas tão grande! Ta tão esquisito, vovó.
- Ora, Chapéu, é a poluição. Desde que começou a industrialização do bosque que é um Deus nos acuda. Fico o dia todo respirando este ar horrível. Chegue mais perto, minha netinha, chegue.
- Mas em compensação, antes eu levava mais de duas horas para vir de casa até aqui e agora, com a estrada asfaltada, em menos de quinze minutos chego aqui com a minha moto.
- Pois é, minha filha. E o que tem ai nesta cesta enorme?
- Puxa, já ia me esquecendo: a mame mandou umas coisas para a senhora (...), mas é para a senhora comer um só por dia, viu? Lembra da indigestão do carnaval?
- Lembra-se, se lembro...
- Vovó, sem querer ser chata...
- Ora, diga.
- As orelhas. A orelha da senhora ta tão grande. E ainda por cima, peluda. Credo, vovó!
- Ah, mas a culpada é você. São estes discos malucos que você me deu. Onde já se viu fazer musica deste tipo? Um horror! Você me desculpe, mas estas guitarras, é guitarra que se diz não é? Pois é; estas guitarras são muito barulhentas... Não há ouvido que agüente, minha filha. Musica é a do meu tempo. Aquilo sim, eu e seu finado avô, dançando valsas... Ah, esta juventude esta perdida mesmo.
- Por falar em juventude, o cabelo da senhora está um barato hein? Todo desfiado, pra cima, encaracolado. (...).
- Também tenho que entrar na moda, não é, minha filha? (...).
- E esta boca imensa???!!!
A avó pula da cama e coloca as mãos na cintura, brava:
Escuta aqui, queridinha: você veio aqui hoje para me criticar, é?!
Estudo do texto
1) Os textos apresentados são versões de que historia famosa?
2) A personagem principal tem as mesmas características nos dois textos?
3) Os dois textos são escritos da mesma forma?
4) O que a cor do chapéu da personagem indica em cada texto?
5) O tema e o objetivo destas novas histórias são semelhantes?
6) De certo modo, esse texto nos traz uma lição. Qual seria essa mensagem?

A presença de DEUS

Como açúcar

"Um certo dia, a professora querendo saber se todos tinham estudado a lição de catecismo, perguntou as crianças quem saberia explicar quem é Deus?
Uma das crianças levantou o braço e disse:
- Deus é o nosso pai, Ele fez a terra, o mar e tudo que está nela; nos fez como filhos dele.
A professora, querendo buscar mais respostas, foi mais longe:
- Como vocês sabem que Deus existe, se nunca O viu?
A sala ficou toda em silêncio...
João,um menino muito tímido, levantou as mãozinhas e disse:
- A minha mãe me disse que Deus é como o açúcar no meu leite que ela faz todas as manhãs, eu não vejo o açúcar que está dentro da caneca no meio do leite, mas se ela tira, fica sem sabor. Deus existe, e está sempre no meio de nós, só que não O vemos, mas se Ele sair de perto, nossa vida fica...sem sabor.
A professora sorriu, e disse:
- Muito bem João, eu ensinei muitas coisas a vocês, mas você me ensinou algo mais profundo que tudo o que eu já sabia. Eu agora sei que Deus é o nosso açúcar e que está todos os dias adoçando a nossa vida!
Deu-lhe um beijo e saiu surpresa com a resposta daquela criança.
" A sabedoria não está no conhecimento, mas na vivência de DEUS em nossas vidas, pois teorias existem muitas, mas doçura como a de DEUS não existe ainda, nem mesmo nos melhores açúcares ...
Espero que todos nós sempre possamos nos lembrar um do outro, e que sempre possamos entender que na vida, necessitamos muito de Deus e de nossos amigos para continuar....

Flor de Lis

Flor de Lis
Simbolo do curso de pedagogia e seus significativos - utilizado pelos esoteiros (tambem)

Minhas Princesas

Minhas Princesas
Apresentação da Maria Giullia - anos 60

Ao mestre com carinho

Querido Mestre,
Trago-te um recado de muita gente.Houve gente que praticou uma boa ação,Manda dizer-te que foi porqueTeu exemplo convenceu.Houve alguém que venceu na vida,E manda dizer-te que foi porqueTuas lições permaneceramE houve mais alguém que superou a dor,E manda dizer-te que foi a lembrançaDe tua coragem que ajudou.Por isso que és importante...O teu trabalho é o mais nobre,De ti nasce a razão e o progresso.A união e a harmonia de um povo!E agora... Sorria!!Esqueça o cansaço e a preocupação,Porque há muita gente pedindo a DeusPara que você seja muito Feliz!!!
Parabéns pelo seu dia!!!!
(autor desconhecido)

Pensamentos

" Se não morre aquele que escreve um livro ou planta uma árvore, com mais razão, não morre o educador, que semeia vida e escreve na alma"Jean Piaget

"Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".(Guimarães Rosa)

"Assim como uma única isca não pode atrair qualquer tipo de peixe, uma metodologia única não é capaz de alcançar diferentes tipos de alunos."( Monica Valéria ,minha amiga)

" O vento é o mesmo mas sua resposta é diferente em cada folha"Cecília Meireles

As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem.(Lilian Tonet)

"Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)

"O melhor educador é aquele que conseguiu educar a si mesmo(Sabedoria oriental)

"Quem conduz e arrasta o mundo não são as máquinas, mas as idéias."Victor Hugo

"Eduquem os meninos e não será necessário castigar os homens"(Pitágoras)

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem."(Kahlil Gibran, escritor indiano)

"Não se pode ensinar nada a um homem. Pode-se apenas ajudá-lo a encontrar a resposta dentro dele mesmo."(Galileu Galieli, cientista italiano)

"A tarefa essencial do professor é despertar a alegria de trabalhar e de conhecer."(Albert Eisntein, cientista alemão, Como Vejo o Mundo)

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."(Paulo Freire, educador brasileiro)

"Perigoso não é o homem que lê, é o que relê."(Voltaire, filósofo francês)

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."(Cora Coralina, poetisa brasileira)

"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência."Augusto Cury

“Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos.” (Sêneca, filósofo romano - Epístolas )

"Não concordo com uma única palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"(Voltaire)

"Procure ser um homem de valor, em vez de procurar ser um homem de sucesso."(Albert Einstein)


"Tratai os bons com bondade e os maus com justiça"(Confúcio)

"Educar é construir, é libertar o ser humano das cadeias do determinismo ...".Paulo Freire

"Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã.(Rubem Alves)


Gostou?www.musicalamais.blogspot.com

Quem sou eu... Prazer...

Minha foto
Sou professora, educadora e mãe! Sou formada em pedagogia, supervisão e orientação escolar, especialista em educação infantil e educação especial. Leciono na rede municipal de educação de Cianorte-PR!Educar... ser mãe, ser professora... é minha paixão! Minha riqueza? Minhas filhas...minha família! Desejo? Uma educação de qualidade para todos, sem utopia ou hipocrisia.